Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4443
Tipo: TCC
Título: Avaliando o uso do aplicativo "Embaralhado" no processo de alfabetização
Autor(es): Silva, Jéferson José da
Primeiro Orientador: Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza
Resumo: A avaliação de objetos de aprendizagem (OA) que buscam apoiar o processo de alfabetização se faz mais que necessário no contexto tecnológico atual, pois atividades mais tradicionais como exercícios de repetição não conseguem manter a atenção dos alunos, o que gera desmotivação durante esse processo. É preciso analisar as reais contribuições que estas ferramentas apresentam e identificar problemas/sugestões que no futuro possam ser solucionados/desenvolvidas. Neste artigo, é apresentado o “Embaralhado”, um OA personalizável para a plataforma Android desenvolvido pelo autor deste trabalho, que tem por objetivo de auxiliar o processo de alfabetização de maneira lúdica, através da temática de letras moveis e embaralhadas. São apresentados dados relativos a uma avaliação por meio de observação direta considerando critérios pedagógicos e técnicos com base em observações de alunos inseridos no processo de alfabetização. Além disso, são apresentados resultados de uma avaliação que considerou o nível de satisfação e aceitabilidade do "Embaralhado" por parte de professores e pais/responsáveis de crianças envolvidos no processo de alfabetização.
Abstract: The evaluation of learning objects (LO) that seek to support the literacy process is more than necessary in the current technological context, since more traditional activities such as repetition exercises cannot keep students' attention, which leads to demotivation during this process. It is necessary to analyze the real contributions that these tools present and to identify problems/suggestions that in the future can be solved/developed. In this article, we present "Embaralhado", which is a customizable LO for the Android platform developed by the author of this work, whose objective is to help the literacy process in a playful way, exploring movable and shuffled letters. We also present some results of an evaluation through direct obsevation considering pedagogical and technical criteria based on observations of students inserted in the literacy process. In addition, we show the results of an evaluation that considered the level of satisfaction and acceptability of "Embaralhado" by teachers and parents / guardians of children involved in the literacy process.
Palavras-chave: Jogos educativos
Alfabetização
Android (Recurso eletrônico)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4443
Data do documento: 21-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJS04122017.pdf3,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons