Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4443
Tipo: | TCC |
Título: | Avaliando o uso do aplicativo "Embaralhado" no processo de alfabetização |
Autor(es): | Silva, Jéferson José da |
Primeiro Orientador: | Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza |
Resumo: | A avaliação de objetos de aprendizagem (OA) que buscam apoiar o processo de alfabetização se faz mais que necessário no contexto tecnológico atual, pois atividades mais tradicionais como exercícios de repetição não conseguem manter a atenção dos alunos, o que gera desmotivação durante esse processo. É preciso analisar as reais contribuições que estas ferramentas apresentam e identificar problemas/sugestões que no futuro possam ser solucionados/desenvolvidas. Neste artigo, é apresentado o “Embaralhado”, um OA personalizável para a plataforma Android desenvolvido pelo autor deste trabalho, que tem por objetivo de auxiliar o processo de alfabetização de maneira lúdica, através da temática de letras moveis e embaralhadas. São apresentados dados relativos a uma avaliação por meio de observação direta considerando critérios pedagógicos e técnicos com base em observações de alunos inseridos no processo de alfabetização. Além disso, são apresentados resultados de uma avaliação que considerou o nível de satisfação e aceitabilidade do "Embaralhado" por parte de professores e pais/responsáveis de crianças envolvidos no processo de alfabetização. |
Abstract: | The evaluation of learning objects (LO) that seek to support the literacy process is more than necessary in the current technological context, since more traditional activities such as repetition exercises cannot keep students' attention, which leads to demotivation during this process. It is necessary to analyze the real contributions that these tools present and to identify problems/suggestions that in the future can be solved/developed. In this article, we present "Embaralhado", which is a customizable LO for the Android platform developed by the author of this work, whose objective is to help the literacy process in a playful way, exploring movable and shuffled letters. We also present some results of an evaluation through direct obsevation considering pedagogical and technical criteria based on observations of students inserted in the literacy process. In addition, we show the results of an evaluation that considered the level of satisfaction and acceptability of "Embaralhado" by teachers and parents / guardians of children involved in the literacy process. |
Palavras-chave: | Jogos educativos Alfabetização Android (Recurso eletrônico) |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4443 |
Data do documento: | 21-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JJS04122017.pdf | 3,49 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons