Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4444
metadata.dc.type: TCC
Title: Neurociência e o ensino de programação: uma revisão sistemática da literatura
metadata.dc.creator: Queiroz, Marina Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Rebouças, Ayla Débora Dantas de Souza
metadata.dc.description.resumo: Com altos índices de reprovação em disciplinas de programação nas universidades, surge a necessidade de encontrar uma forma de atacar esta problemática. Uma alternativa para esta dificuldade pode ser encontrada nas técnicas descobertas pela neurociência que podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. O presente artigo apresenta uma RSL (Revisão Sistemática da Literatura) que tem como principal objetivo buscar trabalhos na área da neurociência que apresentem técnicas que possam permitir o processo de desenvolvimento de algumas habilidades úteis para as disciplinas de programação, como, por exemplo, o raciocínio lógico.
Abstract: With high failure rates in programming disciplines at universities, there is a need to find a way to tackle this problem. An alternative to this difficulty can be found in the techniques discovered by neuroscience that can help in the teaching-learning process. This article presents an SLR (Systematic Literature Review) whose main objective is to seek papers in the field of neuroscience that present techniques that may enable the development of some useful skills for programming disciplines, such as logical reasoning.
Keywords: Programação - Ensino
Neurociência
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciências Exatas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4444
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MOQ04122017.pdf209,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons