Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4446
Tipo: TCC
Título: O ensino de computação no ensino médio integrado à educação profissional: aliando App Inventor e BYOD
Autor(es): Rodrigues, Liviany Reis
Primeiro Orientador: Souza, Flávia Veloso Costa
Segundo Orientador: Paiva, Fernando
Resumo: Considerando a necessidade de ensinar Computação na Educação Básica e Profissional, principalmente nas escolas públicas, este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com alunos do ensino médio de uma escola pública da Paraíba integrado à Educação Básica e Profissional. Objetivou-se investigar se o desenvolvimento de aplicativos móveis com uso do ambiente MIT App Inventor a partir da introdução dos conceitos básicos de programação contribui para o desenvolvimento das habilidades do Pensamento Computacional. Os resultados apontam que o desenvolvimento de aplicativos móveis favorece a construção das habilidades do pensamentos computacional, mas havendo necessidade de implementação da ferramenta e o ensino de Computação de acordo com os anos escolares específicos.
Abstract: Considering the need to teach Computing in Basic and Professional Education, especially in public schools, this article presents the results of a research carried out with high school students of a public school in Paraíba integrated to Basic and Professional Education. The objective was to investigate whether the development of mobile applications using the MIT App Inventor environment from the introduction of the basic concepts of programming contributes to the development of Computational Thinking skills. The results show that the development of mobile applications favors the construction of computational thinking skills, but there is a need for the implementation of the tool and the teaching of Computation according to the specific school years.
Palavras-chave: Computação - Ensino
Aplicativos móveis
Ensino profissional
Ensino médio
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4446
Data do documento: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LRR04122017.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons