Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4535| Tipo: | TCC |
| Título: | PERCEPÇÃO DE PROFESSORES ACERCA DA CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA |
| Autor(es): | Souza, Eraldo Santana De |
| Primeiro Orientador: | Xavier, Wilson José Félix |
| referee1 : | Oliveira, David Holanda de |
| referee2: | Cavalcanti, Mário Luiz Farias |
| Resumo: | Considerada uma linguagem universal, a música se faz presente em nossa vida do nascimento até o fim da vida. Capaz de proporcionar prazer e satisfação imediata, abrindo caminho para o despertar da criatividade, a música pode facilitar a aprendizagem. Ela também é uma ferramenta de baixo custo, portanto bastante acessível. Aliado a isso, pode promover a socialização, pelo fato de ser uma arte. Assim, a música se faz presente em nossa vida, desde os primórdios até os dias atuais. Com base nisso, o objetivo desta pesquisa foi analisar a contribuição da música para o ensino de Biologia, através da percepção dos professores de uma escola estadual do município de Areia, na Paraíba. Para nortear o trabalho, realizamos um levantamento da bibliografia existente acerca do tema e também realizamos uma pesquisa de campo, o qual pesquisamos 4 professores, dentre os quais estão professores de Biologia e Ciências. Para tanto, produzimos um questionário composto de 9 questões e também produzimos uma escala de Likert. Ambos foram dirigidos aos professores. Os resultados obtidos nos questionários, mostraram que a música é significante no contexto de ensino, no que diz respeito à aprendizagem, e torna a aula mais lúdica, dinâmica, além de ajudar na apreensão de conceitos científicos, considerados de difícil memorização. Os resultados dos questionários também evidenciaram que existem muitas formas de utilizar música para ensinar o conteúdo, no entanto, o ponto que mais culminou entre os docentes abordados foi a produção de paródias. Por fim, através da escala de Likert, constatamos que os professores abordados possuem uma percepção positiva quanto à música como recurso pedagógico, ao passo que todos concordaram que a aula tem um salto significativo de qualidade quando se tem a utilização de música. Dessa forma, esta pesquisa se faz relevante por trazer a arte e a cultura para dentro da escola através da música, mostrando suas possíveis utilizações bem como sua contribuição para o processo ensino-aprendizagem. |
| Abstract: | Considered a universal language, music is present in our life from birth to the end of life. Able to provide pleasure and immediate satisfaction, paving the way for the awakening of creativity, music can facilitate learning. It is also a low-cost, therefore very affordable tool. Allied to this, can promote the socialization, for being an art. Thus, music is present in our lives, from the beginning to the present day. Based on this, the objective of this research was to analyze the contribution of music to the teaching of Biology, through the perception of the teachers of a state school in the city of Areia, Paraíba. To guide the work, we carried out a survey of the existing bibliography on the subject and also conducted a field research, which we researched 4 teachers, among which are Biology and Science teachers. To do so, we produced a questionnaire composed of 9 questions and also produced a Likert scale. Both were addressed to teachers. The results obtained in the questionnaires showed that the music is significant in the context of teaching, with respect to learning, and makes the class more playful and dynamic, besides helping to apprehend scientific concepts considered difficult to memorize. The results of the questionnaires also showed that there are many ways to use music to teach content, however, the point that most culminated among the teachers approached was the production of parodies. Finally, through the Likert scale, we found that the teachers approached have a positive perception about music as a pedagogical resource, while everyone agreed that the class has a significant leap in quality when using music. In this way, this research is relevant for bringing art and culture into the school through music, showing its possible uses as well as its contribution to the teaching-learning process. |
| Palavras-chave: | Ludicidade Processo ensino-aprendizagem Recurso pedagógico - Paródias. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Biológicas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4535 |
| Data do documento: | 17-Jul-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ESS18072018.pdf | 950,97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
