Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4541
Tipo: | TCC |
Título: | Música como estratégia de ensino de Fle no Livro Écho Méthode de Français |
Autor(es): | Alves, Daniel Berg Cirilo |
Primeiro Orientador: | Meira, Vinícius Fernando de Farias |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo, analisar as abordagens pedagógicas da música no ensino de FLE – Francês Lingua Estrangeira. Nesse sentido, foi realizada uma análise da coleção dos livros didáticos de FLE Écho Méthode de Français A1, A2, B1 vol.1, B1 vol. 2 e B2 de tendência acional para compreender como a música é incluída e trabalhada nesse suporte. Esse trabalho buscou analisar o lugar, a seleção e as propostas das atividades sobre a música no manual de línguas. Os dados indicam que, apesar de estarem presentes em todos os volumes da coleção, as músicas ainda são bastante utilizadas como pretexto para trabalhar questões de gramática tradicional. Nos livros didáticos analisados, esses textos obedecem sempre a uma funcionalidade e as atividades propostas não têm, a priori, a finalidade de valorizar suas especificidades. Os resultados desta pesquisa demonstram que a existência de lacunas quanto ao aproveitamento da música na coleção não se refere à ausência do tema musical, mas à descaracterização dessas músicas, motivada por uma proposta pedagógica. |
Abstract: | Ce travail a eu comme objectif la recherche des approches pédagogiques de la musique dans l'enseignement du FLE- Français Langue Étrangère. En ce sens, nous avons effectué une analyse du méthode de FLE, Écho Méthode de Français, A1, A2, B1,v.1,B1v.2, B2, de tendance actionnelle afin de comprendre comment la musique est incluse et exploitée dans ce support. Cette étude vise à comprendre la place, la sélection et les activités proposées sur les musiques dans le manuel scolaire de langue étrangère. Les données indiquent que, bien qu'ils soient plus présents dans touts les volumes de la collection, les musiques sont encore largement utilisés comme pretexte pour travailler sur des questions de grammaire traditionnelle. Dans les manuels, ces musiques obéissent toujours à une fonctionnalité et les activités proposées n´ont pas, à priori, le but de mettre en valeur les spécificité de cette musique. Nos résultats montrent que l'existence de lacunes dans l'utilisation de la musique de la collection ne fait pas référence à l'absence de thème musical, mais à une exploitation pédagogique. |
Palavras-chave: | Música Livro didático Didática FLE |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4541 |
Data do documento: | 30-Nov-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Francês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DBCA18072018.pdf | 8,8 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons