Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4573
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFREIRE, Ana Alynne Fonsêca-
dc.date.accessioned2018-07-20T14:58:06Z-
dc.date.available2018-07-05-
dc.date.available2018-07-20T14:58:06Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4573-
dc.description.abstractEnglish language teaching in Brazil has been redesigned in recent years, especially after the publication of several official documents that deepened the reflections on English language teaching (LI) in basic education, contributing to the emergence of several pedagogical propositions in the context of language teaching. One of these recommendations concerns the contextualization of the lessons, based on the social nature of language, and the implementation of textual genres as a didactic instrument, in order to develop students’ communicative competence in LI, and their perception of the world in which they live. Therefore, based on studies developed by Marcuschi (2008, 2010), and by Schneuwly and Dolz (2004), this work aims to reflect on the concept of text genres and its importance to the teaching-learning process of English language, focusing on the experience of undergraduate students of a teacher education course (English language) at UFPB, members of the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID). In order to do so, we collected data through the administration of a questionnaire, which was analyzed in light of the theoretical assumptions mentioned. The analyzed data reveals the relevance of text genres both to the teachers in training and to the students' engagement in the classes, reinforcing their importance to the development of a more contextualized and meaningful teaching-learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2018-07-20T14:58:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AAFF05062018.pdf: 1139789 bytes, checksum: 2eb908903fd9b310da2ffe77e8845344 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T14:58:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AAFF05062018.pdf: 1139789 bytes, checksum: 2eb908903fd9b310da2ffe77e8845344 (MD5) Previous issue date: 2018-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem de língua inglesapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.titleAbordagens de gêneros textuais no ensino de língua inglesa no âmbito do subprojeto PIBID de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Jailine Mayara Sousa de-
dc.description.resumoO ensino de língua inglesa no Brasil vem se reconfigurando nos últimos anos, principalmente depois das publicações de vários documentos oficiais que possibilitaram um aprofundamento da reflexão sobre o ensino de língua inglesa (LI) no ensino básico, permitindo que várias propostas pedagógicas emergissem para o contexto de ensino de línguas. Uma dessas propostas diz respeito à contextualização do ensino, tomando como base a natureza social da língua, e à inserção do gêneros textuais como um instrumento didático, a fim de desenvolver a competência comunicativa em LI e a percepção dos alunos sobre o mundo em que vivem. A partir de tal perspectiva, esse trabalho toma como base estudos de Marcuschi (2008, 2010) e Schneuwly e Dolz (2004), para refletir sobre o conceito de gêneros textuais e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, tendo como foco a experiência de professores em formação do curso de Letras-Inglês da UFPB, bolsistas do Programa da Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, foi realizada coleta de dados, através da aplicação de um questionário, analisado à luz dos pressupostos teóricos mencionados. Com base nos dados analisados, foi evidenciada a relevância dos gêneros tanto para a os docentes em formação quanto tanto para a aprendizagem dos alunos, reforçando sua importância para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem contextualizado e significativopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Inglês (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AAFF05062018.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons