Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4573| Tipo: | TCC |
| Título: | Abordagens de gêneros textuais no ensino de língua inglesa no âmbito do subprojeto PIBID de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba |
| Autor(es): | FREIRE, Ana Alynne Fonsêca |
| Primeiro Orientador: | Farias, Jailine Mayara Sousa de |
| Resumo: | O ensino de língua inglesa no Brasil vem se reconfigurando nos últimos anos, principalmente depois das publicações de vários documentos oficiais que possibilitaram um aprofundamento da reflexão sobre o ensino de língua inglesa (LI) no ensino básico, permitindo que várias propostas pedagógicas emergissem para o contexto de ensino de línguas. Uma dessas propostas diz respeito à contextualização do ensino, tomando como base a natureza social da língua, e à inserção do gêneros textuais como um instrumento didático, a fim de desenvolver a competência comunicativa em LI e a percepção dos alunos sobre o mundo em que vivem. A partir de tal perspectiva, esse trabalho toma como base estudos de Marcuschi (2008, 2010) e Schneuwly e Dolz (2004), para refletir sobre o conceito de gêneros textuais e sua importância para o processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, tendo como foco a experiência de professores em formação do curso de Letras-Inglês da UFPB, bolsistas do Programa da Iniciação à Docência (PIBID). Para tanto, foi realizada coleta de dados, através da aplicação de um questionário, analisado à luz dos pressupostos teóricos mencionados. Com base nos dados analisados, foi evidenciada a relevância dos gêneros tanto para a os docentes em formação quanto tanto para a aprendizagem dos alunos, reforçando sua importância para o desenvolvimento de um ensino-aprendizagem contextualizado e significativo |
| Abstract: | English language teaching in Brazil has been redesigned in recent years, especially after the publication of several official documents that deepened the reflections on English language teaching (LI) in basic education, contributing to the emergence of several pedagogical propositions in the context of language teaching. One of these recommendations concerns the contextualization of the lessons, based on the social nature of language, and the implementation of textual genres as a didactic instrument, in order to develop students’ communicative competence in LI, and their perception of the world in which they live. Therefore, based on studies developed by Marcuschi (2008, 2010), and by Schneuwly and Dolz (2004), this work aims to reflect on the concept of text genres and its importance to the teaching-learning process of English language, focusing on the experience of undergraduate students of a teacher education course (English language) at UFPB, members of the Scholarship Program of Initiation to Teaching (PIBID). In order to do so, we collected data through the administration of a questionnaire, which was analyzed in light of the theoretical assumptions mentioned. The analyzed data reveals the relevance of text genres both to the teachers in training and to the students' engagement in the classes, reinforcing their importance to the development of a more contextualized and meaningful teaching-learning process. |
| Palavras-chave: | Gêneros textuais Ensino-aprendizagem de língua inglesa Formação de professores PIBID |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Estrangeiras Modernas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4573 |
| Data do documento: | 5-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Inglês (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AAFF05062018.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
