Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/486
Tipo: | TCC |
Título: | Análise do Empreendimento Carrefour como polo gerador de tráfego no Bairro Jardim São Paulo – João Pessoa/PB. |
Autor(es): | Santiago, Viviany Gouveia. |
Autor(es): | Santiago, Viviany Gouveia. |
Primeiro Orientador: | Alonso, Sérgio Fernandes. |
Resumo: | A implantação de Polos Geradores de Tráfego normalmente vem sucedida de impactos em diversos âmbitos no entorno do empreendimento, principalmente na circulação viária. O aumento do volume de tráfego nas vias do entorno do polo gerador de tráfego, reduz os níveis de serviço das vias, resultando em congestionamentos, aumento do tempo de deslocamento das pessoas, elevação dos custos operacionais dos veículos, deterioração do meio-ambiente e das edificações pelo aumento das poluições visual, sonora e do ar; e ainda compromete a segurança dos veículos, ciclistas e pedestres, pelo aumento do número de acidentes de trânsito. O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o empreendimento Carrefour como Polo Gerador de Tráfego no bairro Jardim São Paulo na cidade de João Pessoa-PB. Tal empreendimento está instalado em uma das avenidas mais movimentadas da capital, caracterizada pelo alto fluxo de veículos principalmente, em horários de pico. Por ser um empreendimento de grande porte que atrai ou produz grande número de viagens, causando reflexos negativos na circulação viária em seu entorno imediato e, em certos casos, prejudicando a acessibilidade de toda a região, além de agravar as condições de segurança de veículos e pedestres, é caracterizado pelo Departamento Nacional de Trânsito como Polo Gerador de Tráfego. Durante a realização do estudo percebeu-se que, apesar de todos os transtornos advindos da construção e instalação de um empreendimento do porte do Carrefour; caracterizado como um polo gerador de tráfego; em uma avenida já bastante movimentada, o empreendimento também contribui, de maneira indireta, na distribuição do trânsito local. |
Abstract: | Deploying Polos Traffic Generators usually comes to successful impacts in several areas surrounding the project, mainly in road circulation. The increased volume of traffic on the roads surrounding the polo traffic generator, reduces service levels airway, resulting in congestion, increased travel time of people, rising operational costs of vehicles, eterioration of the environment and buildings by increased visual pollution, noise and air, and also compromises the safety of vehicles, cyclists and pedestrians, increasing the number of traffic accidents. This study aimed to analyze the enterprise as Carrefour Polo Traffic Generator in the Jardim São Paulo in the city of João Pessoa. Such an enterprise is housed in one of the busiest avenues of the capital, characterized by high traffic flow especially in peak hours. Because it is a large enterprise that produces or attracts large numbers of travel, causing negative effects on road circulation in its immediate surroundings and, in some cases, damaging the accessibility of the entire region and aggravate the conditions of vehicle safety and pedestrians, is characterized by the National Traffic Department as Polo Traffic Generator. During the study it is clear that despite all the inconvenience arising from the construction and installation of an enterprise the size of Carrefour; characterized as a traffic generator pole, in an already very busy avenue, the project also contributes so indirect distribution of local traffic. |
Palavras-chave: | Transporte Tráfego de transporte Polo gerador de tráfego Transport Transport traffic Traffic generator pole |
Departamento: | Geociências |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/486 |
Data do documento: | 2-Out-2013 |
Aparece nas coleções: | TCC - Geografia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
VGS02102013.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.