Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/781
Tipo: TCC
Título: Geometria Analítica com o Geogebra: adaptando o livro didático para ensinar através da Resolução de Problemas.
Autor(es): Santos, Leonardo Pedro dos.
Primeiro Orientador: Assis, Cibelle de Fátima Castro de.
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de estudar as contribuições do software GeoGebra para o processo de resolução de problemas em Geometria Analítica no Ensino Médio. Como referencial teórico consultamos o livro Didática da resolução de problemas de Matemática (DANTE 2000) e o livro didático Matemática Contexto & Aplicações (DANTE, 2010). Utilizamos também documentos de referência nacional para o Ensino Médio como as OCEM (2010). Iniciamos a pesquisa classificando os tipos de problemas de acordo Dante para o conteúdo distância entre pontos e coordenadas do ponto médio de um seguimento de reta. Escolhemos um problema do livro do Dante Matemática Contexto & Aplicações e adaptamos para o GeoGebra. Ao final do trabalho apresentamos uma Sequência Didática utilizando a heurística de Polya de modo que os alunos pudessem aplicar os seus conhecimentos prévios ao mesmo tempo em que utilizassem o GeoGebra para chegar a solução correta do problema desenvolvendo sua autonomia na medida em que constroem o seu conhecimento. Podemos concluir que essa metodologia é uma forma de estimular o desenvolvimento do conhecimento de forma eficaz e prazerosa para os professores e alunos pois possibilita que os alunos desenvolvam seu conhecimento de maneira dinâmica, resultando em sujeitos autônomos na construção do seu conhecimento, e cidadãos críticos e transformadores do ambiente em que vivem.
Abstract: This work aims to study the contributions of GeoGebra software to the process of solving problems in Analytic Geometry in high school. As theoretical framework we consulted the book Didática da resolução de problemas de Matemática (DANTE 2000) and the textbook Matemática Contexto & Aplicações (DANTE, 2010). We also used national reference to the high school as OCEM (2010). We started the search classifying the types of problems according to Dante about the content distance between points and coordinates of the midpoint of a straight tracking. We chose a problem from the book of Dante Matemática Contexto & Aplicações and adapt to GeoGebra. At the end of the work we present a Sequence Didactics using Polya’s heuristic so that students could apply their prior knowledge while that used GeoGebra to reach the correct solution of the problem by developing their autonomy as they build their knowledge. We can conclude that this methodology is a way to stimulate the development of effective and enjoyable learning for teachers and students because it allows students to develop their knowledge in an effective and dynamic, autonomous individuals resulting in the construction of knowledge, and critical citizens transforming the environment in which they live.
Palavras-chave: Geometria Analítica
GeoGebra
Analytic geometry
Departamento: Matemática
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/781
Data do documento: 23-Set-2014
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPS23092014.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.