Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/314
Tipo: Dissertação
Título: Paisagem em movimento: as transformações na Avenida Epitácio Pessoa de 1980 a 2001
Autor(es): Martins, Paula Dieb
Primeiro Orientador: Maia, Doralice Sátyro
Resumo: A Avenida Presidente Epitácio Pessoa, localizada na cidade de João Pessoa-PB, apresentou, ao longo da segunda metade do século XX, uma série de transformações visuais e funcionais que instigaram algumas questões: Quais foram, efetivamente, as alterações na morfologia urbana e na dinâmica da via considerada uma das principais da cidade? Como se deu este processo? A inquietação por encontrar respostas a tais indagações deu origem a esta pesquisa. Partindo da hipótese de que a mudança do uso do solo - decorrente do processo de expansão e descentralização da cidade - foi o fator que protagonizou a transformação na avenida, esta dissertação analisa as alterações ocorridas na sua paisagem aqui entendida como a materialização do processo social no tempo -, entre os anos de 1980 e 2001, período em que se intensificou a instalação de atividades terciárias nos imóveis na mencionada via. A pesquisa documental investigou, então, os arquivos históricos e cadastrais de instituições localizadas na cidade de João Pessoa-PB, onde foram coletados mapas, notícias de jornais da época, imagens aéreas, fotografias e, particularmente na Prefeitura Municipal, foram identificados e catalogados os processos de solicitação de Alvará e Habite-se. Os dados obtidos foram sistematizados e subsidiaram a elaboração do texto, dos mapas, dos gráficos e da modelagem tridimensional, os quais possibilitaram análises quantitativas e qualitativas das alterações dos elementos morfológicos definidos por Lamas (2004), Capel (2002) e Marx (1980) -, que coexistem na avenida. A pesquisa revelou um processo heterogêneo, que permitiu dividir a Epitácio Pessoa em trechos com características específicas referentes ao uso e ocupação do solo e aos espaços edificados. Além disto, foram anotados e analisados os registros da vida urbana na avenida noticiados pelos jornais. Tais matérias expuseram uma série de conflitos e acontecimentos que passaram a ocorrer em seus espaços livres. Respondendo às questões inicialmente colocadas, o estudo de tais aspectos - morfológicos e cotidianos permitiu uma ampla apreensão da paisagem da referida via, que se tornou vitrine da modernização e da expansão da cidade, dos anseios da sua população e resultado dos interesses dos agentes produtores do espaço urbano.
Abstract: A Avenida Presidente Epitácio Pessoa, localizada na cidade de João Pessoa-PB, apresentou, ao longo da segunda metade do século XX, uma série de transformações visuais e funcionais que instigaram algumas questões: Quais foram, efetivamente, as alterações na morfologia urbana e na dinâmica da via considerada uma das principais da cidade? Como se deu este processo? A inquietação por encontrar respostas a tais indagações deu origem a esta pesquisa. Partindo da hipótese de que a mudança do uso do solo - decorrente do processo de expansão e descentralização da cidade - foi o fator que protagonizou a transformação na avenida, esta dissertação analisa as alterações ocorridas na sua paisagem aqui entendida como a materialização do processo social no tempo -, entre os anos de 1980 e 2001, período em que se intensificou a instalação de atividades terciárias nos imóveis na mencionada via. A pesquisa documental investigou, então, os arquivos históricos e cadastrais de instituições localizadas na cidade de João Pessoa-PB, onde foram coletados mapas, notícias de jornais da época, imagens aéreas, fotografias e, particularmente na Prefeitura Municipal, foram identificados e catalogados os processos de solicitação de Alvará e Habite-se. Os dados obtidos foram sistematizados e subsidiaram a elaboração do texto, dos mapas, dos gráficos e da modelagem tridimensional, os quais possibilitaram análises quantitativas e qualitativas das alterações dos elementos morfológicos definidos por Lamas (2004), Capel (2002) e Marx (1980) -, que coexistem na avenida. A pesquisa revelou um processo heterogêneo, que permitiu dividir a Epitácio Pessoa em trechos com características específicas referentes ao uso e ocupação do solo e aos espaços edificados. Além disto, foram anotados e analisados os registros da vida urbana na avenida noticiados pelos jornais. Tais matérias expuseram uma série de conflitos e acontecimentos que passaram a ocorrer em seus espaços livres. Respondendo às questões inicialmente colocadas, o estudo de tais aspectos - morfológicos e cotidianos permitiu uma ampla apreensão da paisagem da referida via, que se tornou vitrine da modernização e da expansão da cidade, dos anseios da sua população e resultado dos interesses dos agentes produtores do espaço urbano.
Palavras-chave: Paisagem urbana
Urban landscape
Urban history
Urban morphology
Epitácio Pessoa Avenue - João Pessoa
História urbana
Morfologia urbana
Avenida Epitácio Pessoa - João Pessoa
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Arquitetura e Urbanismo
Programa: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: MARTINS, Paula Dieb. Paisagem em movimento: as transformações na Avenida Epitácio Pessoa de 1980 a 2001. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/314
Data do documento: 30-Set-2014
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf8,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.