Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3815
Tipo: Dissertação
Título: Impactos da precarização do trabalho sobre professores de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba
Título(s) alternativo(s): Impacts of precariousness of work in graduate´s faculty members of Federal University of Paraíba.
Autor(es): Maia, Carol Serrano de Andrade
Primeiro Orientador: Costa, Márcia da Silva
Resumo: O objetivo desta pesquisa é estudar os impactos da precarização do trabalho nos docentes de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba. Visando a alcançar esta meta, foram definidos como objetivos específicos: a) conhecer a percepção dos docentes acerca das mudanças institucionais que afetaram seu trabalho; b) descrever a natureza e as características centrais da realização do trabalho docente e como ele foi alterado com as mudanças institucionais que acarretaram maior precarização do trabalho; c) analisar os impactos das mudanças institucionais na sobrecarga de trabalho, nas jornadas estendidas, na polivalência funcional demandada ao trabalho docente. Este trabalho fundamentou-se em temas como: crise do capitalismo, precarização do trabalho, reforma do ensino superior e a precarização do trabalho docente. Quanto ao caminho metodológico, foi empregado o paradigma interpretativo, com a utilização de uma abordagem qualitativa, sendo escolhido, como método, o estudo de caso. Tal pesquisa foi realizada com sete professores de Pós-Graduação da UFPB (um deles presidente da ADUFB), a partir de um roteiro semiestruturado, por meio de entrevistas gravadas cuja transcrição permitiu dividir três categorias para análise: a ideologia das mudanças institucionais na atividade docente; a precarização do trabalho no ensino superior e o sofrimento no trabalho. Os resultados da pesquisa indicam que os professores de pós-graduação estão sobrecarregados, pois têm de realizar atividades bastante diversificadas. Para tanto, comprometem momentos de lazer, momentos com a família, horas de descanso. Além disso, percebeu-se como a pressão por publicações tem gerado um clima competitivo nos programas e uma repetição de publicações, por serem as exigências muito altas e terem os professores outras atividades para desempenhar.
Abstract: The objective of this research is to study the impacts of precariousness of work in graduate faculty members at Federal University of Paraíba. In order to achieve this goal, the following points were defined as specific objectives of this work: a) to know the perception of teachers about institutional changes which affected their work; b) to describe the nature and central characteristics of the faculty s work and how it was changed due to institutional modifications which resulted in an increasing precariousness of work; c) to analyze the impacts of institutional changes in overwork, extended hours and demanded functional flexibility for teachers. This work was based on themes such as: capitalism crisis, precariousness of work, higher education reform and precariousness of faculty s work. About methodology, it was applied the interpretative paradigm with a qualitative approach and the chosen method was a case study. The research was done with seven graduate faculty members of UFPB (one of them is ADUFPB president) by interviews with a semi- structure guide. The interviews were recorded and the transcription was subdivided in three categories to be analyzed: the ideology of institutional changes in faculty s work; the precariousness of work in higher education and the worker suffering. The results of this research indicate that the graduate faculty members were overloaded because they have many different obligations. Therefore, they compromise their leisure time as well as family moments and resting time. Moreover, it was noticed that the pressure on publishing implicates a competition environment in graduate programs and repeated publications as there are innumerous requirements and teachers have to engage themselves in others activities.
Palavras-chave: Precarização do trabalho
Professores de pós-graduação
Polivalência funcional
Precariousness work
Graduate faculty
Functional flexibility
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citação: MAIA, Carol Serrano de Andrade. Impactos da precarização do trabalho sobre professores de pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3815
Data do documento: 31-Ago-2012
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf518,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.