Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3828
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Satisfação e apego das pessoas ao lugar de residência: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares.
metadata.dc.creator: Medeiros, Fabiana Gama de
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Francisco José da
metadata.dc.description.resumo: Esse estudo teve como objetivo compreender a relação entre a satisfação ao lugar, o apego ao lugar e a qualidade de vida percebida pelos residentes de um lugar. O estudo se insere, disciplinarmente, no campo de marketing de lugares, que é uma área de estudos de marketing que vem sendo explorada por pesquisas realizadas principalmente a partir da década de 2010. A análise preliminar dos estudos realizados mostrou que o foco de marketing de lugares tem sido predominantemente voltado para aplicar as ferramentas tradicionais de marketing aos lugares, na busca de atrair visitantes, investidores e novos residentes, com menor ênfase aos agentes residentes dos lugares. Isto justificou o foco deste estudo nos residentes. A partir da revisão da literatura, foi proposto um modelo de relações entre os construtos, testado empiricamente através de modelagem de equações estruturais em amostras de residentes das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Guarabira e suas cidades circunvizinhas, no estado da Paraíba. Além do modelo, também testamos e propomos uma escala para medir o construto satisfação com o lugar, já que as escalas existentes na literatura se mostraram insuficientes para os nossos propósitos. Os resultados confirmam as hipóteses e apresentam a satisfação com o lugar e o apego ao lugar como preditores do construto qualidade de vida percebida; uma escala de satisfação com o lugar foi desenvolvida e proposta; e foram identificados os fatores específicos de um lugar que contribuem para a satisfação geral com o lugar. A pesquisa contribui para a área na medida em que explora uma visão de marketing de lugares voltada para o interesse do residente, oferece informações que podem auxiliar os gestores de lugares sobre os elementos que influenciam na formação da percepção de qualidade de vida pelos residentes de um lugar e propõe uma métrica para o construto satisfação com o lugar.
Abstract: This study aimed to understand the relationship between resident s place satisfaction, place attachment and perceived quality of life. The study is situated under place marketing s umbrella, which is an area of marketing studies that has been explored by research conducted mainly from the 2010s. A preliminary analysis of previous studies showed that focus of place marketing has lied predominantly on applying traditional marketing tools to places, seeking to attract visitors, investors and new residents, with little emphasis on residents. This justifies our focus on residents. From the literature review, we propose a model of relationships between the constructs, empirically tested using structural equation modeling on a sample of residents from the cities of João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, and its surrounding cities, in the state of Paraíba. Along with proposing a model, we have also tested and proposed as cale to measure place satisfaction since existing scales turned out to be insufficient for our purposes. Hypothesis were confirmed, presenting place satisfaction and place attachment as predictors of perceived quality of life; a place satisfaction scale is developed and proposed; and specific factors contributing to overall place satisfaction were identified. The research makes a contribution to the field in that it explores a marketing view focused on resident s interests, offers in formation that can assist place managers over elements that shape residents perceived quality of life,and proposes a scale for measuring place satisfaction.
Keywords: Marketing
Qualidade de vida
Place marketing
Residents
Quality of life
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citation: MEDEIROS, Fabiana Gama de. Satisfação e apego das pessoas ao lugar de residência: implicações para qualidade de vida em uma visão de marketing de lugares.. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3828
Issue Date: 25-Nov-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ArquivoTotal.pdf1.7 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.