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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841
Tipo: Dissertação
Título: Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.
Autor(es): Bastos, Adriana de Fatima Valente
Primeiro Orientador: Costa, Francisco José da
Resumo: Esta dissertação tem como tema central o consumo de bebidas alcoólicas entre os jovens, tratado sob a perspectiva do marketing social. A pesquisa é justificada por analisar o consumidor, como um agente que gera desequilíbrios no sistema de troca decorrentes do consumo excessivo de álcool na juventude. Esta indicação tem como consequência imediata a ampliação da visão do marketing enquanto atividade ou conhecimento, pois passa a ser compreendida como uma área orientada para equilibrar o sistema. O objetivo desse estudo foi analisar os fatores condicionantes da predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, mensurar e levantar hipóteses com base em uma proposta de modelo teórico. Para isso foi desenvolvido uma revisão de literatura elencando os potenciais construtos que influenciariam os jovens a consumirem bebidas. Para viabilizar a operacionalização da pesquisa empírica, foram aplicados 322 questionários, com jovens entre 18 e 30 anos, com aplicação presencial na cidade de João Pessoa. De maneira geral, os resultados indicaram que a referência social (familiares e amigos), sociabilidade e satisfação pessoal influenciam na predisposição do consumo de bebidas alcoólicas, não tendo sido observada influência de outros elementos como risco percebido, estigmatização social e sensação de autoconfiança no contexto de análise do estudo. Ao final do estudo são apresentadas as implicações teóricas e práticas, bem como as limitações e recomendações de futuras pesquisas na temática em questão.
Abstract: The central theme of thesis lies upon alcohol consumption amongst young people, under a social marketing perspective. The research is justified by an analysis on the consumer as an agent who generates imbalance in the exchange system, deriving from excessive alcohol consumption in youth. This indication has as immediate consequence a broadening of the marketing view either as an activity or a knowledge, thus becoming an area oriented for the system s balance. This study aimed to analyze determining factors for alcohol consumption predisposition, to measure and to hypothesize, based on the theoretical model proposed. Hence, a literature review on prospective constructs which might influence alcohol consumption oh youngsters was carried. To enable the empirical research s operationalization, 322 questionnaires were administered, with young people from 18 to 30 years old. With presential application in the city João Pessoa. Generally speaking, result show that social reference (family and friends), sociability and personal satisfaction influence on the perceived risk, social stigmatization and feeling of self-confidence was found in the study s analysis context. In the study s final part, theoretical and practical implications are presented along with limitations and recommendations for future research.
Palavras-chave: Marketing social
Consumo de bebidas
Predisposição dos jovens
Social Marketing
Alcoholic beverage consumption
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Programa: Programa de Pós Graduação em Administração
Citação: BASTOS, Adriana de Fatima Valente. Consumo de bebidas alcoólicas por jovens: implicações para o marketing social.. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3841
Data do documento: 4-Mar-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Administração

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