Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3885
metadata.dc.type: Dissertação
Title: CONFAEB e suas concepções em processo de 2001 a 2010
metadata.dc.creator: Aquino, Adriana Carla de
metadata.dc.contributor.advisor1: Pedrosa, Sebastião Gomes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Wilner, Renata
metadata.dc.description.resumo: Esta dissertação intitulada de CONFAEB e Suas Concepções em Processo de 2001 a 2010 tem como objetivo analisar as concepções discutidas nos Congressos da Federação de Arte/Educadores do Brasil CONFAEB realizados no período de 2001 a 2010. O período de análise foi assim estabelecido pela ocorrência sistemática dos congressos e pela presença sistemática da pesquisadora aos congressos ocorridos durante essa década. São concepções em processo porque elas são discutidas em diferentes perspectivas e nos diversos congressos da Federação de Arte/Educadores do Brasil FAEB. Os instrumentos de coleta de dados utilizados nesta dissertação foram a pesquisa documental (os anais de 2001 a 2010 e a programação oficial dos CONFAEBs), o questionário, a entrevista semiestruturada aos coordenadores dos CONFAEBs realizados entre 2001 e 2010. A Análise de Discurso (ORLANDI, 1999) possibilitou a compreensão das concepções da Arte na Educação e das concepções que norteiam os CONFAEBs de 2001 a 2010. Pelos instrumentos de coleta de dados e pela análise desse material, principalmente organizado em forma de quadros analíticos foi possível discernir as concepções implícitas no discurso enunciado nos CONFABs no período pesquisado. No entanto a análise das entrevistas semiestruturadas possibilitou perceber que há um distanciamento entre as concepções implícitas e explícitas nos documentos decorrentes dos CONFAEBs, podendo concluir sobre a necessidade de ampliar a pesquisa para aprofundar as temáticas tratadas nos congressos a fim de ampliar a compreensão do pensamento dos arte/educadores brasileiros vinculados à FAEB.
Abstract: This dissertation titled "CONFAEB and Its concepts in process from 2001 to 2010" aims to analyze the concepts discussed in the Congress of the Federation / Art Educators of Brazil - CONFAEB - in the period from 2001 to 2010. The period of analysis was thus established by the systematic occurrence of congress and the systematic presence of the researcher to congress occurred during this decade. Conceptions are in the process because they are discussed from different perspectives and in different conferences Federation / Art Educators of Brazil - FAEB. The data collection instruments were used in this thesis documentary research (the annals from 2001 to 2010 and the official program of CONFAEBs), the questionnaire, structured interview the coordinators of CONFAEBs conducted between 2001 and 2010. Discourse Analysis (ORLANDI, 1999) allowed us to understand the concepts of Art Education and the concepts that guide CONFAEBs 2001 to 2010. The instruments of data collection and the analysis of this material, organized mainly in the form of analytical tables were possible to discern the concepts implied in the speech utterance in CONFABs in the period surveyed. However the analysis of semi-structured interviews enabled realize that there is a gap between the concepts of implicit and explicit in the documents resulting from CONFAEBs and may conclude on the need to expand the research to deepen the themes addressed in Congress to broaden the understanding of the thinking of art / Brazilian educators tied to FAEB.
Keywords: CONFAEB
FAEB
Concepções
Arte na Educação
CONFAEB
FAEB
Conceptions
Art in Education
metadata.dc.subject.cnpq: ARTES::EDUCACAO ARTISTICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Artes Visuais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais
Citation: AQUINO, Adriana Carla de. CONFAEB e suas concepções em processo de 2001 a 2010. 2012. 165 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3885
Issue Date: 12-Sep-2012
Appears in Collections:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.