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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A identidade da ciência da informação brasileira no contexto das perspectivas históricas da pós-graduação: análise dos conteúdos programáticos dos PPGCI S
metadata.dc.creator: Silva, Jonathas Luiz Carvalho
metadata.dc.contributor.advisor1: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
metadata.dc.description.resumo: Aborda a identidade da Ciência da Informação brasileira por meio das perspectivas históricas da pós-graduação. A problemática do presente trabalho pode ser sintetizada nas seguintes interpelações: Quais as características identitárias da Ciência da Informação, no que se refere ao seu contexto histórico das pós-graduações no Brasil? Como se apresenta a realidade dos conteúdos programáticos dos PPGCI s brasileiros que possuem mestrado e doutorado a partir de suas áreas de concentração, linhas de pesquisa e disciplinas? A justificativa do presente projeto é sustentada inicialmente por uma razão de nível acadêmico. Em virtude das variadas discussões e polêmicas relativas a Ciência da Informação no Brasil que se iniciam nos cursos de graduação, especialmente no curso de Biblioteconomia e Arquivologia e se ampliam na pós-graduação stricto sensu, percebe-se a necessidade de estabelecer uma discussão epistemológica que busque identificar as marcas da Ciência da Informação com vistas a promover sua caracterização identitária. O objetivo central do trabalho é investigar a construção da identidade epistemológica do campo da Ciência da Informação por meio de uma análise dos conteúdos programáticos dos PPGCI s, contemplando suas perspectivas teóricas. Como objetivos específicos identifica-se: Refletir sobre a identidade histórica da ciência, desde a Idade Moderna até a Idade Contemporânea; Discutir sobre os fatores que direta e indiretamente deram origem a Ciência da Informação como campo científico; Refletir sobre a identidade da Ciência da Informação no contexto do campo científico; Analisar o processo historiográfico (histórico-social) do campo científico da pós-graduação da Ciência da Informação no Brasil. Metodologicamente, a pesquisa é classificada quanto aos fins, sendo de nível exploratório e quanto aos meios, sendo bibliográfica e documental, uma vez que serão analisados documentos que constam nos sites dos PPGCI s e o método de análise é dedutivo e indiciário que delibera procedimentos de ―caça‖ para caracterizar a identidade da Ciência da Informação no contexto da pós-graduação. Conclui que os PPGCI s passam por grandes e rápidas modificações identitárias no seu corpo acadêmico-científico apresentando marcas identitárias diversas em suas áreas de concentração e linhas de pesquisa.
Abstract: Discusses the identity of the Brazilian Information Science through the historical perspectives of graduate studies. The issue of this work can be summarized in the following interpolations: What are the characteristics of identity information science, with regard to its historical context of post-graduates in Brazil? How is the reality of the syllabus of Decision maker's Brazilians who have master's and doctoral degrees from its focus areas, research areas and disciplines? The justification of this project is supported initially by a ratio of academic level. Because of various discussions and controversies concerning the Information Science in Brazil that start in undergraduate courses, especially in the course of Library and Archival and expand post-graduate studies, one realizes the need to establish an epistemological discussion that seeks to identify the marks of Information Science in order to promote its characterization of identity. The main objective of this study is to investigate the construction of the epistemological identity of the field of information science through an analysis of the syllabus of Decision maker's, contemplating their theoretical perspectives. Specific objectives were identified: Reflecting on the historical identity of science, from the Modern Age to Contemporary; Discuss the factors that directly and indirectly resulted in information science as a scientific field, reflect on the identity of Information Science in the context of the scientific field, analyze the process historiography (historical and social) of the scientific field of graduate school of Information Science in Brazil. Methodologically the research is classified as to its purpose, being exploratory and as to means, and literature and documents, as they will be analyzed documents in the sites of the Decision maker's and the method of analysis is deductive, and indicting acting procedures of "hunting "to characterize the identity of information science in the context of graduate school. Decision maker's conclusion that undergo large and rapid changes of identity in their academic and scientific bodies showing their identity marks in several areas of concentration and research lines.
Keywords: Ciência da Informação
História
Pós-Graduação
Identidade
Epistemologia
Information Science
History
Postgraduate
Identity
Epistemology
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Ciência da Informação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citation: SILVA, Jonathas Luiz Carvalho. A identidade da ciência da informação brasileira no contexto das perspectivas históricas da pós-graduação: análise dos conteúdos programáticos dos PPGCI S. 2011. 229 f. Dissertação (Mestrado em ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3905
Issue Date: 24-May-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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