Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3911
Tipo: Dissertação
Título: Competências em informação na educação superior: um estudo com os professores do curso de Agronomia do Campus da UFC no Cariri
Autor(es): Serafim, Lucas Almeida
Primeiro Orientador: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Resumo: Analisa o desenvolvimento de competências em informação científica a partir do regime local de informação da Universidade Federal do Ceará, Campus Cariri. Usa a metodologia de pesquisa participante para compreender e interferir (através da realização de treinamentos fundamentados em padrões internacionais de competências em informação) nas ações de desenvolvimento de competências em informação, explorando dados de percepção e desempenho dos docentes do curso de Agronomia. Constata deficiências dos pesquisados no uso de ferramentas institucionais de comunicação científica, sobretudo quando não há um treinamento prévio em habilidades específicas de informação. Destaca como limitações para o desenvolvimento de competências em informação a inexistência de programas educacionais formais com esta finalidade para docentes e variáveis específicas do regime local de informações (velocidade da internet, por exemplo). Percebe que o comportamento de busca de informação dos pesquisados assemelha-se aos dos usuários já relatados na literatura especializada, no qual a conveniência é o critério principal para decisões de acesso à informação em detrimento da credibilidade das informações. Identifica a relevância dos treinamentos em competências em informação para docentes, constatando o reconhecimento pelos docentes da necessidade de ações similares e predisposição para participar de projetos futuros nesta área em parceria com bibliotecários. Acredita que este trabalho colaborativo com docentes é fundamental para a formalização desses programas que trabalhem as competências em informação em todos os níveis (da busca ao uso crítico da informação). Conclui que o desenvolvimento de competências em informação apresenta-se no contexto acadêmico como uma ponte entre valiosos estoques de informação científica e docentes altamente experientes e capacitados para transformar informação em conhecimento.
Abstract: It analyses the development of scientific information literacy through local regime of information at Federal University of Ceará, in Cariri campus. It uses participatory research methods for understanding and intervening (by information literacy training based on International Standards for information literacy) in the actions that develops information literacy, exploring perception and based-evidence data from the Agronomy course faculty. It notices the lack of information literacy skills in some teachers who used institutional tools of scientific communication, especially when they hadn t have attended a previous training on specific information skills. It highlights as the limitations of the development of information skills the inexistence of formal information literacy programs focused on faculty members, and some special conditions of the local regime of information (internet speed problems, e.g.). It also realizes that the information-seeking behaviors of faculty look like the ones of the information users already reported in the literature, in which the convenience is the main criteria to choose information resources over credibility of the available information. It also identifies the relevance of information literacy training focused on faculty by noticing the agreement of professors about the needing of future educational actions for development of information literacy programs, and their willing for participate of collaborative works with librarians. It believes that collaborative work among librarians and teachers is central for successful information literacy programs in all levels (from search skills to critical use of information). It concludes that the development of information skills program is a bridge that connects valuable information resources and highly experienced and skilled professionals that are able to turn information into knowledge.
Palavras-chave: Competências em Informação
Sociedade da Informação
Responsabilidade social - Ciência da Informação
Information literacy
Information Society
Social Responsibility - Information Science
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SERAFIM, Lucas Almeida. Competências em informação na educação superior: um estudo com os professores do curso de Agronomia do Campus da UFC no Cariri. 2011. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3911
Data do documento: 29-Nov-2011
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.