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Tipo: Dissertação
Título: Imagem, Memória e Identidade: o acervo imagético da Escola Viva Olho do Tempo, Vale do Gramame
Título(s) alternativo(s): Image, memory and identity: the imagetic archive of the escola viva olho do tempo, vale do Gramame PB
Autor(es): Lima, Sandra Maria Barbosa
Primeiro Orientador: Netto, Carlos Xavier de Azevedo
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de refletir sobre a imagem fotográfica produzida pela e na Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) enquanto elemento de memória, patrimônio e identidade cultural das comunidades do Vale do Gramame, Paraíba. A EVOT é uma instituição não governamental e é o local onde ocorrem atividades de restauração de uma vivência quase esquecida. O método e as técnicas se baseiam na pesquisa etnográfica e na coleta de dados que estão a serviço de uma concepção de ordem na vida social dos personagens produtores e atores em destaque nas imagens em que os fatos têm preeminência sobre as interpretações e cada evento tem sua função dentro de um sistema coerente. Neste estudo adotamos, também, os procedimentos de leituras das imagens sob os seguintes aspectos: O que está representado? Onde aconteceu? Como é percebida? Por quê? E quando? Estas perguntas foram respondidas por meio do uso de entrevistas, documentos iconográficos e observação. Concluímos que o acervo imagético da EVOT como fonte de memória é portador de identidade cultural, valorizando os saberes dos mestres griôs, dos educadores sociais e de todos envolvidos na ação de valorização do ser humano.
Abstract: This research was carried out with the aim to reflect on the photographic image produced by and in the Escola Viva Olho do Tempo (EVOT) as element of the memory, patrimony and cultural identity of the Vale do Gramame, Paraíba communities. The EVOT is a non-governmental institution and it is the place where restoration activities of an almost forgotten experience occur. The method and the techniques are based on the ethnographic research and on data collection that are serving an order conception in the social life related to the producers´ characters and actors emphasized in the images -, where the facts have preeminence on the interpretations and where each event has its function within a coherent system. In this study, we also adopted the reading procedures of images under the following aspects: What is represented? How did it happen? How is it perceived? Why? And when? These questions were answered through the use of interviews, iconographic documents and observation. We concluded that the EVOT imagetic archive as memory source is carrier of cultural identity, appraising the griô masters´ knowledge as well as the social educators´ and of all individuals who are involved in the action of valuing the human being.
Palavras-chave: Imagem informacional
Memória cultural e identitária
Escola Viva Olho do Tempo
Mestres Griôs
Vale do Gramame-PB
Informational image
Cultural and identity memory
Escola Viva Olho do Tempo
Griôs Masters
Vale do Gramame-PB
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: LIMA, Sandra Maria Barbosa. Imagem, Memória e Identidade: o acervo imagético da Escola Viva Olho do Tempo, Vale do Gramame-PB. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em ciência da informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3955
Data do documento: 21-Fev-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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