Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3967
Tipo: Dissertação
Título: Socialização da informação: intersecções temáticas entre ciência da informação e educação
Autor(es): Silva, Márcio Felipe Albuquerque Prazim da
Primeiro Orientador: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Resumo: Analisa o campo de interface entre a Ciência da Informação (CI) e a Educação, relacionando a socialização da informação às contribuições de Paulo Freire, principalmente, a partir de procedimentos explicitados na Pedagogia do Oprimido, com base na investigação de temas geradores, que pode nortear a formação de contexto comunicativo. Ao final, fomenta-semapa conceitual fundamentado na discussão sobre socialização da informação. Trata-se de pesquisa teórico-conceitual, em parte intertemática, e que se centra também em relações interdisciplinares entre campos do conhecimento. No tocante aos objetivos, define-se, a priori, como pesquisa exploratória e, a posteriori, como descritiva, com abordagem qualitativa. Entende que a CI e a Educação construíram uma interface fecunda, o que motiva uma reflexão mais profunda acerca das contribuições surgidas no cerne desse espaço dialógico da sociedade contemporânea, no estudo, denominada de sociedade do aprendizado contínuoou do aprendizado em rede. A socialização da informação compreende estudos de CI e pode se relacionarao campo da Educação por meio de orientações teóricas e procedimentais de Paulo Freire, da formação de contexto comunicativo até a criação de produtos informacionais.
Abstract: Analyzes the field interface between Information Science (SI) and Education relating the information socialization to the Paulo Freire scontributions, mainly from procedures specified in Pedagogy of the Oppressed, which can guide the formation of communicative context. At the end, encourages conceptual map is based on the discussion of information socialization. This is theoretical research in interthematic part, and also focuses on interdisciplinary relationships between fields of knowledge. Regarding the objectives, initiallyis defined as exploratory research and, after, as a descriptive, qualitative approach. SI believes that education and built a fruitful interface, which motivates a deeper reflection on the contributions that emerged at the heart of this dialogic space of contemporary society, in the study, understood as learningsociety or learning network society. The information socialization comprises studies of SI and can relate to the field of Education through Paulo Freire s theoretical and procedural guidance, since the formation of the communicative context to creating informational products.
Palavras-chave: Ciência da Informação
Educação
Ética
Gestão e políticas de informação
Socialização da Informação
Interdisciplinaridade
Science Information
Education
Ethics
Management and information policy
Information Socialization
Interdisciplinarity
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SILVA, Márcio Felipe Albuquerque Prazim da. Socialização da informação: intersecções temáticas entre ciência da informação e educação. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3967
Data do documento: 11-Fev-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf709,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.