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Tipo: Dissertação
Título: Competências em informação para inclusão digital: os professores da educação básica na Sociedade em Rede
Autor(es): Silva Neto, Carlos Eugênio da
Primeiro Orientador: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Resumo: As tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) sob uma ótica da sociedade em rede estão mudando, mesmo que de forma deslinearizada, o cenário educacional brasileiro. Nesse sentido, há de se considerar o surgimento das tecnologias e os educadores não se dão conta de que ações pedagógicas são tão, ou mais importantes do que meras organizações de atividades. Diante de tais prerrogativas com relação às competências em informação, percebe-se as mesmas como habilidades que podem auxiliar na democratização da informação, em situações reais de uma determinada área, mediada pelo uso de tecnologias digitais, por meio de ações de políticas de informação para inclusão. Frente a esse cenário, o presente trabalho visa investigar as competências em informação no processo formativo Introdução à Educação Digital do Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (PROINFO). Especificamente, descreve as ações dessa competência para a inclusão digital de professores no contexto do PROINFO, além de elaborar e aplicar um modelo de ação para criação de oficinas voltadas ao desenvolvimento dessas para professores da rede municipal da Cidade de João Pessoa. Nos procedimentos metodológicos, a pesquisa de natureza qualitativa, utiliza a análise documental como instrumento de pesquisa. A pesquisa revelou que o uso das competências em informação é um elemento que enriquece nas formações de professores. Nas considerações finais, alvitram-se recomendações para futuras pesquisas acerca do potencial dessas competências para a comunidade educacional.
Abstract: The digital technologies of information and communication (TDICs, in Brazilian Portuguese) in the point of view of a network society are changing, in a non-straight way, the Brazilian educational scenario. In this sense, one must consider the emergence of the technologies and the educator is not aware that pedagogical actions are so important, or even more important, than the mere organization of activities. In front of these prerogatives in relation to information literacy, one can see the same skills that can help in the democratization of the information, in real situations in a specific area, mediated by the use of digital technologies, by means of political actions of information to inclusion. In front of this scenario, this work intends to analyze the formative process Introduction to Digital Education of the National Program in Continuous Formation in Educational Technology (PROINFO, in Brazilian Portuguese) in the perspective of the information literacy under the view of Information Science. Specifically, this work investigate the actions of this competence for the digital inclusion of the teachers in the PROINFO s context, and elaborate and apply a model of action to the creation of workshops headed to the development of these competences to the João Pessoa City s municipal teachers. In the methodological procedures, the research of qualitative nature, uses the documental analyses as a research instrument. The research reveals that the usage of the information literacy is an element that enriches in the teachers formation. In the final considerations, recommendations are proposed to the future researches about these competences potential to the educational community.
Palavras-chave: Competência em Informação
Formação de professores
Ciência da Informação
PROINFO
Information literacy
Teachers formation
Information Science
PROINFO
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Citação: SILVA NETO, Carlos Eugênio da. Competências em informação para inclusão digital: os professores da educação básica na Sociedade em Rede. 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da informação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3974
Data do documento: 25-Fev-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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