Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3988
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Xtation: um ambiente para execução e teste de aplicações interativas para o Middleware Ginga
metadata.dc.creator: Silva, Fernanda Paulinelli Rodrigues
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Tatiana Aires
metadata.dc.description.resumo: Montar uma infraestrutura para a realização de testes reais em aplicações para TV Digital Interativa (TVDI) envolve o uso de tecnologias de ponta e, consequentemente, depende de um alto investimento em uma infraestrutura que simule o funcionamento de uma Rede de Televisão. Este investimento se coloca como uma barreira tecnológica que impede a disseminação do conhecimento no desenvolvimento e teste de programas para TVDI. De forma a contornar este obstáculo, é apresentado neste trabalho o desenvolvimento do Xtation, um ambiente para execução e testes de aplicações de TVDI para o Ginga, o middleware de referência do Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD). Através de uma arquitetura distribuída composta por um conjunto de ferramentas controladas remotamente por uma aplicação de interface simples e intuitiva, o Xtation tem como principal atrativo seu baixo custo ao permitir a realização de testes confiáveis de aplicações interativas, mediante a simulação de um ambiente de TVDI real.
Abstract: Providing an infrastructure for the accomplishment of real tests in Applications for Interactive Digital TV (IDTV) involves the use of avant‐garde technologies and, consequently, it depends on a high investment in an infrastructure that simulates the operation of a Television Network. This investment is a technological barrier that restrains the knowledge dissemination in the development and test of IDTV programs. In order to overcome this problem, this work proposes the development of Xtation, an environment for execution and test of IDTV applications based on Ginga, the reference middleware of the Brazilian Digital Television System (SBTVD). Through a distributed architecture composed of a set of tools remotely controlled by a simple and intuitive application, the Xtation's main attraction is its low cost to allow for reliable testing of interactive applications by simulating a real IDTV environment.
Keywords: TV Digital Interativa
Aplicações Interativas
Testes
Ginga
Digital and Interactive TV
Interactive Applications
Tests
Ginga
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Informática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citation: SILVA, Fernanda Paulinelli Rodrigues. Xtation: um ambiente para execução e teste de aplicações interativas para o Middleware Ginga. 2010. 94 f. Dissertação (Mestrado em Informática ) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/3988
Issue Date: 5-Jul-2010
Appears in Collections:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.