Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4412
Tipo: Dissertação
Título: A mediação transformadora como instrumento de promoção da autonomia dos sujeitos: um diálogo com a experiência do Juspopuli no município de Feira de Santana-BA
Autor(es): Bezerra, Tássio Túlio Braz
Primeiro Orientador: Braga, Romulo Rhemo Palitot
Primeiro Coorientador: Guerra, Gustavo Rabay
Resumo: O presente trabalho pretende analisar como a dupla crise da atividade jurisdicional no Estado Democrático de Direito, a crise estrutural do sistema judicial e a crise do paradigma do direito moderno, conforme apresentadas por Boaventura de Sousa Santos, abre as possibilidades de novas formas de regulação dos conflitos. Nesta perspectiva, busca-se apresentar a mediação, conforme proposta apresentada por Luis Alberto Warat, como um instrumento transformador das relações sociais, na medida em que possibilita o surgimento de novos espaços democráticos de reafirmação de uma cidadania ativa e elaboração de um direito plural e autônomo que possibilite uma plena democratização do acesso à justiça. Nesse sentido, foi realizado um estudo de caso sobre o trabalho de mediação desenvolvido pelo Juspopuli na cidade de Feira de Santana, de modo a verificar a possibilidade de a mediação transformadora, enquanto procedimento de ressignificação de conflitos, promover a autonomia dos mediandos. Apresenta-se assim uma ponte teórica entre as percepções de Santos quanto à transição paradigmática e as propostas de Warat de outra subjetividade, tomando a mediação transformadora como ponto de convergência para a abertura de novas possibilidades para o direito.
Abstract: Le présent document vise à examiner comment la double crise de l'activité juridictionnel de l'État démocratique, la crise structurelle du système judiciaire et la crise du paradigme du droit moderne, telle que présentée par Boaventura de Sousa Santos, augmenter les possibilités de nouvelles formes de règlement des conflits. Cette perspective, nous cherchons à fournir une proposition de médiation comme Luis Alberto Warat, comme un instrument pour transformer les relations sociales, car elle permet l'émergence de nouveaux espaces démocratiques d'une réaffirmation de la citoyenneté active et le développement de un droit pluraliste e autonome permettant une pleine démocratisation de l'accès à la justice. En ce sens, nous avons mené une étude de cas sur les travaux de la médiation Juspopuli développé par la ville de Feira de Santana, afin de vérifier la possibilité de la médiation transformatrice, tandis procédure de la resignifier conflict, promouvoir l'autonomie des mediandos. Il est présenté comme un pont théorique entre les perceptions de Santos combien le changement de paradigme et le propositions de Warat pour une autre subjectivité, prenant la médiation transformatrice comme un point focal pour l'ouverture de nouvelles possibilités pour le droit.
Palavras-chave: Direito
Crise
Paradigma
Mediação
Autonomia
Droit
Crise
Paradigme
Médiation
Autonomie
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: ciências Juridicas
Programa: Programa de Pós Graduação em Ciências Jurídicas
Citação: BEZERRA, Tássio Túlio Braz. A mediação transformadora como instrumento de promoção da autonomia dos sujeitos: um diálogo com a experiência do Juspopuli no município de Feira de Santana-BA. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em ciências Juridicas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4412
Data do documento: 26-Fev-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf971,45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.