Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4465
Tipo: Dissertação
Título: Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo
Título(s) alternativo(s): Voice and representation of the real: montage and construction of the narrative in contemporary Brazilian documentary
Autor(es): Rocha, Patrício Alves Miranda da
Primeiro Orientador: Lira, Bertrand de Souza
Resumo: Neste estudo buscamos compreender a produção dos documentários brasileiros dos dias atuais a partir de um dos seus processos técnicos: a montagem. Queremos neste trabalho estudar a relação existente entre esta etapa da produção e a construção da narrativa, uma vez que é na montagem que o material bruto ganha forma, seja ele composto por imagens gravadas para o filme ou por imagens de arquivo, dando origem à obra audiovisual finalizada. Embasados pelas principais teorias da montagem e do cinema documentário, analisamos como se dá a construção da voz própria em cada um dos filmes que compõem o corpus desta dissertação. No primeiro caso, observamos a relação entre a montagem e a construção da voz própria do filme com base na palavra dita sob a forma de entrevistas e narração em voz over, a partir do exemplo de O fim e o princípio (2005), de Eduardo Coutinho. Aproveitamos o dispositivo adotado neste filme para aplicarmos os conceitos de montagem de evidência e modos de representação de Nichols (2009). No segundo caso nos atemos ao uso expressivo dos recursos de montagem na construção de uma narrativa de teor mais poético, desta vez analisando o filme Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998), de Marcelo Masagão, onde observamos o papel da montagem no processo de ressignificação das imagens de arquivo que compõem todo o filme (BERNARDET, 1999). Assim, partindo de duas formas distintas de montagem, buscamos compreender da maneira mais abrangente possível a montagem enquanto lugar de construção da narrativa, em uma tentativa de unir a técnica à teoria do audiovisual no intuito de dar nossa contribuição para os estudos aplicados ao documentário contemporâneo.
Abstract: This study aims to understand the production of Brazilian documentaries of today from one of its technical processes: the montage. We want this work to study the relationship between this stage of production and the construction of the narrative, since it is the montage process that the raw material takes shape, it is composed of images recorded for the film or image file, giving rise to the audiovisual work finalized. Undergirded by the main theories of montage and documentary filmmaking, we analyze how is the construction of their own voice in each of the films that comprise the corpus of this thesis. In the first case, we observed the relationship between the montage and construction of their own voice of the film based on the spoken word in the form of interviews and voice-over narration from the example of O fim e o princípio (2005), by Eduardo Coutinho. We take the device used in this film to apply the concepts of mounting evidence and modes of representation of Nichols (2009). In the second case we turn to the expressive use of montage features in the construction of a narrative content more poetic, this time analyzing the film Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998), by Marcelo Masagão, where we observe the role of montage in process of "reframing" of archive images that make up the whole movie (BERNARDET, 1999). Thus, starting from two distinct forms of montage, we sought to understand the most comprehensive way possible to mount as the place of construction of the narrative in an attempt to unite the technique to the theory of media in order to give our contribution to the studies applied to contemporary documentary .
Palavras-chave: Montagem
Documentário
Edição
Narrativa
Audiovisual
Montage
Documentary
Editing
Narrative
Audiovisual
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: ROCHA, Patrício Alves Miranda da.Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4465
Data do documento: 26-Mar-2012
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.