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Tipo: Dissertação
Título: A jornada do jogador: um estudo das potencialidades imersivas da narrativa no videogame.
Autor(es): Ribeiro, Rennan Gaião Spínola
Primeiro Orientador: Carvalho, Nadja de Moura
Resumo: O presente estudo visa investigar como se processa a narrativa no videogame. Nossa pesquisa nos levou à identificação de quatro modelos nos quais a narrativa ocorre. São eles os modelos Colar de Pérolas, Ramificação, Parque de Diversões e Blocos de Montar (MAJEWSKI, 2003). Além destes, propusemos um quinto modelo que se apresenta como um ponto de intersecção entre os quatro modelos iniciais. Nossa hipótese é a de que estes oferecem diferentes experiências imersivas para o jogador. Por meio de aportes teóricos sobre a natureza, o funcionamento e a mensuração da imersão, propusemos uma pesquisa do grau de imersão proporcionado pela narrativa em cada um desses modelos, através de um experimento com vinte e cinco participantes. Espera-se, com isso, poder apontar maneiras mais eficazes de se construir narrativas nos videogames que sejam mais imersivas e satisfatórias para os jogadores.
Abstract: The present study aims to investigate how is the narrative in videogames. Our research led us to identify four models in which the narrative occurs. They are the models Pearl Necklace, Branching, Amusement Park and Building Blocks (MAJEWSKI, 2003). In addition, we proposed a fifth model that presents itself as a point of intersection between the four initial models. Our hypothesis is that these offer different immersive experiences for the player. Through theoretical contributions on the nature, operation and measurement of immersion, we proposed a survey of the level of immersion provided by the narrative in each of these models, through an experiment with twentyfive participants. It is expected, therefore, that we are able to point the most effective ways to construct narratives in videogames that are more immersive and satisfying for the players.
Palavras-chave: Comunicação
Culturas midiáticas
Audiovisuais
Videogame
Videogame
Narrative
Immersion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós Graduação em Comunicação
Citação: RIBEIRO, Rennan Gaião Spínola. A jornada do jogador: um estudo das potencialidades imersivas da narrativa no videogame.. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4474
Data do documento: 20-Ago-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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