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Tipo: Dissertação
Título: Dos átomos aos pixels: a reconfiguração do cartaz no contexto da cultura midiática
Autor(es): França, Andréa Ferreira de Andrade Poshar
Primeiro Orientador: Nicolau, Marcos Antonio
Resumo: A necessidade de criação de novos meios de comunicação guiada pelas mudanças de paradigmas que se apresentam com o desenvolvimento técnico e tecnológico, bem como pela manifestação de novas culturas e economias na sociedade, está cada vez mais latente. Em meio a estas transformações tecnológicas, o cartaz bem que poderia sofrer consequências de limitação dadas as suas características gráficas impressas. Entretanto, sendo apropriado pela digitalização midiática, este gênero propagandístico apresenta hoje formas e recursos digitais interativos nunca antes visto neste meio. Provocada pelos processos de midiatização e pela cultura digital, a instauração das tecnomediações estabeleceu no cartaz um novo tipo de comunicação e relacionamento tanto com o indivíduo como com o entorno em que está inserido, instigando assim, uma interação dinâmica a partir de recursos digitais próprios desta nova era. Porém, não seria de se esperar que o cartaz, em meio às características estáticas e impressas, pudesse perder sua funcionalidade uma vez reconfigurado? Ao permitir a interação e a adesão de dispositivos em seu suporte, não estaria deixando de ser considerado um cartaz? Tais questionamentos são fundamentais para este trabalho, no qual evidenciaremos as mudanças de paradigmas do cartaz em conjunto com os avanços técnicos e tecnológicos que foram se dando com o passar do tempo, até chegarmos à cultura digital, em que está inserido como nova prática social. Também procuraremos demonstrar as implicações que estas novas práticas de uso deste meio está provocando na sociedade: mudanças nos ambientes coletivos, novas relações de interação dos indivíduos com o digital etc. Sendo assim, levantamos a hipótese de que apesar das alterações digitais provocadas no cartaz, este meio continua sendo caracterizado e reconhecido como tal, demonstrando a capacidade que possui de adaptação e desenvolvimento junto às tecnologias da época em que se encontra inserido.
Abstract: The need of creating new means of communication guided by paradigm changes which comes out with the technological and technical development as well as by the manifestation of new cultures and economies in society, is more and more latent. Among these technological transformations, the poster would suffer some limitations consequences due to its printed graphics characteristics but as appropriated by the midiatic digitalization, this advertising gender presents nowadays some forms and interactive digital resources which were never seen before. Triggered by the midiatization processes and by digital culture, the instauration of technomediations established in the poster a new means of communication and relationship with an individual as well as with the environment in which he is inserted and so, fomenting a dynamic interaction of the digital resources available in this era. Nevertheless, wouldn´t it be normal that a means with such static and printed visual characteristics lose its functionality once it was reconfigured? While allowing the interaction and the link of devices to its support wouldn´t it be allowing it to be considered a poster? Such questionings are fundamental to this work which aims at trying to demonstrate the paradigm changes of the poster together with the technological innovations which have been going on till the digital culture in which it is inserted as a new social practice. We will also try to show the implications this new use of this means of communication is evoking in society: changes in collective environment, new relations of interaction of the individual with the digital, etc. So, we raise the hypothesis that despite the digital alterations the poster has suffered, it is still characterized and recognized as such, demonstrating the ability of adaptation and development it has along with the technologies of the time in which it is inserted.
Palavras-chave: Cartaz
Cultura Digital
Reconfiguração
Interatividade
Poster
Digital Culture
Reconfiguration
Interactivity
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Comunicação
Citação: FRANÇA, Andréa Ferreira de Andrade Poshar. Dos átomos aos pixels: a reconfiguração do cartaz no contexto da cultura midiática. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4475
Data do documento: 5-Abr-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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