Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4505
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação ambiental na escola pública: bioma Caatinga e rio Taperoá como eixos norteadores
metadata.dc.creator: Ruffo, Thiago Leite de Melo
metadata.dc.contributor.advisor1: Abílio, Francisco José Pegado
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho de pesquisa teve como objetivo procurar entender as relações de educandos de uma escola pública de Taperoá - município inserido no bioma Caatinga - com o ambiente e contribuir para uma sensibilização destes atores sociais quanto às problemáticas ambientais através de ações educativas relacionadas a este bioma, bem como ao rio Taperoá e ao açude Manoel Marciolino (açude Taperoá II), principais corpos aquáticos do referido município. O trabalho foi desenvolvido em quatro turmas do ensino médio, contabilizando 105 educandos. A primeira etapa consistiu na aplicação de questionários para a direção, corpo docente e corpo discente, visando diagnosticar aspectos estruturais e funcionais da escola objeto de estudo, bem como investigar as concepções de professores e alunos no que se refere às questões e problemáticas ambientais. Os resultados da aplicação destes questionários revelam uma escola bem estruturada, a falta de interesse dos docentes em trabalhar as questões ambientais em sala de aula e o desconhecimento dos educandos sobre as temáticas ambientais globais e locais. A seguir, realizaram-se oito atividades lúdico-pedagógicas mensais (agosto/2009 a junho/2010) com os educandos, tendo como tema principal o bioma Caatinga e os corpos hídricos do município de Taperoá. Estas atividades culminaram em uma exposição científico-cultural, onde os educandos elaboraram diversos projetos sobre as temáticas trabalhadas que foram apresentados à comunidade escolar, representantes do poder público e a comunidade em geral. A partir destas atividades, foi possível constatar mudanças de concepções e de comportamento em relação à conservação do bioma Caatinga, do rio Taperoá e do açude Manoel Marciolino, despertando assim a comunidade local sobre a importância e a riqueza de diversidade deste bioma, bem como o sentimento de conservação destes corpos hídricos. Por fim, analisamos os conteúdos referentes às temáticas ambientais, ao bioma Caatinga e a região semiárida brasileira dos livros didáticos adotados pela escola objeto de estudo. Foram analisadas 24 obras distribuídas em 10 disciplinas diferentes. Os resultados da análise revelaram, de um modo geral, que as obras são ineficientes no tocante aos conteúdos de Educação Ambiental e Meio Ambiente e que as mesmas deveriam trazer uma discussão mais profunda sobre as questões relacionadas ao bioma Caatinga e ao semiárido brasileiro, ratificando nossa ideia de que o livro didático não deve ser o único recurso utilizado pelo professor na sala de aula.
Abstract: The present research aimed to try to understand the relationships between the students of a public school of Taperoá - municipality inserted in the Caatinga biome with their environment, and contribute to an awareness of these social actors regarding environmental issues through educational activities related to this biome as well as Taperoá river and Manoel Marciolino weir (weir Taperoá II), the main aquatic bodies of this municipality. The study was conducted in four high school classes accounting 105 students.The first step consisted in the application of questionnaires for the direction, teachers and students, in order to diagnose structural and functional aspects of the school, as well as to investigate the conceptions of teachers and students with regard to environmental issues. The results of the application of these questionnaires reveal a well-structured school, the lack of interest of the teachers in working with environmental issues in the classroom and the ignorance of the students about global and local environmental issues. Then, eight ludic-educational activities were carried out monthly (from August/2009 to June/ 2010) with the students, having as its main themes the Caatinga and the aquatics bodies of the municipality of Taperoá. These activities culminated in a scientific and cultural exhibition where the students developed several projects on the themes worked during the study which were presented to the school, representatives of the public authorities and community in general. From these activities, it was possible to identify changes in conceptions and behavior in relation to the conservation of the Caatinga, the Taperoá river and the Manoel Marciolino weir, awakening the local community on the importance of diversity and richness of this biome, as well as the feeling conservation of water bodies. Finally, we analyzed the content regarding environmental themes, the Caatinga and the semi-arid region of Brazil of the textbooks adopted by the school. We analyzed 24 books distributed in 10 different disciplines. The results of the analysis reveaded that, in general, the books are inefficient when it comes to contents of the Environment and Environmental Education and that they should bring a more serious discussions about the issues relating to the Caatinga biome and the semi-arid region, confirming our idea that the textbook should not be the only resource used by the teacher in the classroom.
Keywords: Educação Ambiental
Escola pública
Bioma Caatinga
Rio Taperoá
Açude Taperoá
Environmental Education
Public school
Caatinga biome
Taperoá river
Taperoá weir
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Gerenciamento Ambiental
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente
Citation: RUFFO, Thiago Leite de Melo. Educação ambiental na escola pública: bioma Caatinga e rio Taperoá como eixos norteadores. 2011. 121 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4505
Issue Date: 25-Feb-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.