Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4560
Tipo: | Dissertação |
Título: | Educação ecológica para a conservação das plantas carnívoras: um estudo de caso no estado da Paraíba |
Título(s) alternativo(s): | Ecologic Education for the conservation of carnivorous plants: a case study in the Paraíba State |
Autor(es): | Silva, Caio Vinícius da |
Primeiro Orientador: | Cruz, Denise Dias da |
Resumo: | Plantas carnívoras constituem um grupo de organismos que detém exigências e tolerâncias ambientais bem definidas, reconhecidas como bioindicadores de qualidade ambiental e importantes agentes no controle biológico de pequenos animais, possuindo potencial valor didático direcionado pela curiosidade do aluno, facilitando a construção da sensibilidade e do saber ambiental. Este trabalho buscou utilizar plantas carnívoras como instrumentos didáticos para o desenvolvimento da sensibilidade, do saber e da ação ambiental dos alunos através da Educação Ambiental na escola. Para tal, foram desenvolvidas palestras, oficinas, questionários, discussões e aulas práticas com alunos do ensino médio regular da educação pública. Através dos estudos, concluiu-se que as plantas carnívoras podem ser utilizadas como recurso didático facilitador da assimilação de informações relacionadas aos ecossistemas locais, evidenciando a importância do conhecimento popular e científico, caracterizando e valorando habitats e espécies regionais, incentivando a pesquisa e dinamizando o processo ensino aprendizagem. |
Abstract: | Carnivorous plants constitute a group of organisms that has well-defined requirements and environmental tolerances, it is recognized as bio-indicators of environmental quality and an important biological control agents of the small animals, possessing the potential educational value driven by the curiosity of the students, facilitating the construction of sensitivity and environmental knowledge. This study sought to use carnivorous plants as didactic instruments for the development of sensitivity, knowledge and environmental action students through environmental education in school. To this end, lectures, workshops, questionnaires, discussions and practical classes with students from regular high school public education were developed. Through studies, it was concluded that the carnivorous plants can be used as a teaching resource facilitator of the assimilation of information related to the local ecosystem, highlighting the importance of popular and scientific knowledge, characterizing and valuing regional habitats and species, encouraging research and dynamizing the teaching and learning process. |
Palavras-chave: | Ecologia Educação Ambiental Estratégia didática Paraíba Plantas carnívoras Carnivorous plants Environmental Education Didactic strategy Ecology Paraíba |
CNPq: | CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Gerenciamento Ambiental |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Citação: | SILVA, Caio Vinícius da.Educação ecológica para a conservação das plantas carnívoras: um estudo de caso no estado da Paraíba. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4560 |
Data do documento: | 27-Fev-2014 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 2,59 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.