Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4687
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Atendimento psicopedagógico à criança e o adolescente do Hospital Universitário Lauro Wanderley: implicações das práticas.
metadata.dc.creator: Stocchero, Márcia Regina Soares
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.description.resumo: A criança e o adolescente ao serem hospitalizados experimentam mudanças drásticas em sua vida, rompendo bruscamente com sua rotina em que estavam acostumados como, por exemplo, o convívio com os familiares, com os amigos e sobretudo com a escola. Essa nova realidade a qual o interno precisa enfrentar poderá ocasionar em atraso no seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Com o intuito de minimizar as possíveis perdas que comprometem o desenvolvimento integral dos internos do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) foi criado o Projeto intitulado: Trabalho Alternativo para o Pedagogo: A Criança Hospitalizada. Esse trabalho de dissertação tem como objetivo investigar as percepções que os internos e seus acompanhantes formalizam sobre o referido projeto com a finalidade a partir de seus depoimentos melhorarem a qualidade de atendimentos educacionais implementados. Para coleta dos dados optamos pela pesquisa qualitativa de observação participante e como recurso metodológico a entrevista com as crianças e adolescentes internados e seus acompanhantes do HULW. Os resultados obtidos por meio dos depoimentos comprovam que o projeto tem conseguido alcançar o objetivo a qual se propõe no sentido resgatar a escolarização, a quebra da rotina hospitalar e melhoria da autoestima do interno.
Abstract: El niño y el adolescente cuando están hospitalizados se ven obligados a experimentar cambios drásticos en su vida, rompiendo bruscamente con su rutina en que estaban acostumbrados, por ejemplo, el convivio con los familiares, los amigos y, sobre todo con la escuela. Esa nueva realidad a que el internado necesita enfrentar podrá ocasionar un retraso en su desarrollo cognitivo, social y emocional. Con el intento de minimizar las posibles pérdidas que comprometen el desarrollo integral de los internados del Hospital Universitario Lauro Wanderley (HULW) fue creado el Proyecto :Trabajo Alternativo para el Pedagogo: El Niño Hospitalizado. Este trabajo de tesina de maestría tiene como objeto de estudio investigar las percepciones que los internados y sus acompañantes formalizan respecto al proyecto supradicho, con el intento de, a partir de sus declaraciones, mejorar la calidad de atendimientos educativos implementados. Para la recogida de datos, optamos por la investigación calitativa de observación participante, y cómo recurso metodológico, la entrevista con los niños y los adolescentes internados y sus acompañantes del HULW. Los resultados obtenidos a través de las declaraciones comprueban que el proyecto ha logrado alcanzar el objetivo la cual se propone en el sentido de rescatar la escolarización, la ruptura de la rutina del hospital y mejora de la autoestima del internado.
Keywords: Criança
Adolescente
Escolarização
Hospitalização
Niño
Adolescente
Escolarización
Hospitalización
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: STOCCHERO, Márcia Regina Soares. Atendimento psicopedagógico à criança e o adolescente do Hospital Universitário Lauro Wanderley: implicações das práticas.. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4687
Issue Date: 11-Jun-2012
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.