Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4690
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação biocêntrica: contribuições para o processo de escolarização na educação básica.
metadata.dc.creator: Soares, Lupércia Jeane
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonsalves, Elisa Pereira
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada junto a professores de educação básica da cidade de João Pessoa, e buscou analisar as contribuições da Educação Biocêntrica para a construção de práticas pedagógicas mais favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento da afetividade no processo da escolarização básica. Este estudo teve como base teórica o Princípio Biocêntrico, que aborda a importância de construir práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento dos potenciais genéticos (criatividade, vitalidade, sexualidade, afetividade e transcendência) a partir das relações estabelecidas no cotidiano escolar. Consiste em um paradigma das ciências humanas, cujo enfoque é o desenvolvimento da afetividade para superação de toda forma de discriminação. Considerando a afetividade como fator promovedor da aprendizagem, aborda-se a inteligência afetiva como aspecto imprescindível para a educação contemporânea, bem como outros conceitos de igual importância como consciência ética, integralidade, alteridade e autopoiese. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e interpretadas de acordo com a análise do discurso. Tomamos como referencial teórico o criador dessa temática Rolando Toro, entre outros, como Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, Emanuel Lévinas, Paulo Freire, Feliciano Flores. A partir dos conhecimentos adquiridos, percebemos a necessidade de uma educação voltada para o desenvolvimento integral, considerando os potenciais genéticos abordados pela Educação Biocêntrica, bem como o desenvolvimento cognitivo e o estabelecimento de relações de alteridade. Para tanto, os educadores precisam acreditar e viver essa proposta, transformando suas ações pedagógicas.
Abstract: La presente pesquisa de naturaleza cualitativa fue realizada junto a los profesores de educación básica, y ha buscado analizar las contribuciones de la Educación Biocéntrica para la construcción de prácticas pedagógicas más favorables al aprendizaje y desarollo de la afectividad em el proceso de educación básica. Este estúdio se basa el teórico Principio Biocéntrico que habla de la importáncia de la construcción de las practicas pedagógicas dirigidas para el desarollo de los potenciales genéticos (la creatividad,vitalidad,la sexualidad, la afectividad, y transcendencia ) establecidas en la rutina escolar. Consiste en un paradigma de las ciências humanas, que visa el enfoque de superación de la discriminación con el desarollo de la afectividad. Teniendo en cuenta la afectividade promotor factor del aprendizaje, aborda-se la inteligéncia afectiva como algo primordial para el desarollo de la educación contemporánea así como los otros conceptos de igual importáncia como la conciencia ética, la integridad, la alteridad, y la autopoiesis. Para la recogida de datos fueron realizadas entrevistas semiestruturadas e interpretadas de acuerdo con la percepción del discurso. Tomamos como referencia el creador teórico Rolando Toro, y otros como Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, Emanuel Lévinas, Paulo Freire, Feliciano Flores. A partir de los conocimientos adquiridos, vemos la necesidad de una educación centrada al desarollo integral, a partir de los potenciales genéticos como de naturaleza cognitiva, dirigida por la Educación Biocéntrica, com el desarollo cognitivo y establecimiento de las relaciones da alteridad. Por lo tanto los aducadores deben creer y vivir esta propuesta, transformando sus acciones pedagógicas.
Keywords: Educação
Escola
Afetividade
Aprendizagem
Educación
Escuela
Afectividad
Aprendizaje
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: SOARES, Lupércia Jeane. Educação biocêntrica: contribuições para o processo de escolarização na educação básica.. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4690
Issue Date: 27-Aug-2012
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdf367,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.