Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4703
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Princípio Biocêntrico: A contribuição do Pensamento de Rolando Toro para o campo da Educação.
metadata.dc.creator: Guedes, Ricardo Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Gonsalves, Elisa Pereira
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, tem como objetivo verificar se a proposta do Princípio Biocêntrico elaborado pelo chileno Rolando Toro traz inovações conceituais, metodológicas para o campo da Educação. A relação do paradigma do Princípio Biocêntrico como objeto da pesquisa faz ressaltar algumas contribuições para a educação dentre as quais destacamos: a afetividade como fator promotor da aprendizagem; a inteligência afetiva como aspecto imprescindível para a educação contemporânea; a linguagem do corpo como um conhecimento pautado numa lógica sensível; a historicidade do corpo e as condutas éticas. Tomamos como referencial teórico o criador dessa temática Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, David Bohm, Nobert Elias, Humberto Maturana e Francisco Varela dentre outros. A construção teórica sobre o sensível, intuitivo e o que é sentido, vivenciado e experienciado no aqui e agora, mediante estímulos pró-vida, fornece elementos para a construção de uma base epistemológica que articule argumentos da compreensão do corpo humano na sua relação com o ambiente, a cultura e sociedade em que vive, bem como o fenômeno da cognição como um texto corporal, defendendo uma concepção para o desenvolvimento humano nas múltiplas dimensões: cognitiva; social; cultural; vivencial; emocional; espiritual; ético e afetivo.
Abstract: This research bibliographic aims to determine whether the proposal prepared by the Principle Biocentric, Chilean Rolando Toro breaks new conceptual methodological, to the field of Education. The relationship between the biocentric paradigms Principle as an object of research does highlight some contributions to education among which we highlight: affection as a factor that promotes learning, emotional intelligence as a vital aspect to contemporary education, body language as knowledge based a sensitive logic, the historicity of the body and ethical conduct. We take the theoretical creator of this theme Rolando Toro, Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, David Bohm, and Nobert Elias, Humberto Maturana and Francisco Varela and others. The theoretical construction on the sensitive, intuitive and what is felt, lived and experienced in the here and now, through stimulation pro-life, provides elements for building a basic epistemological arguments that articulates the understanding of the human body in its relationship with the environment , culture and society in which they live, as well as the phenomenon of cognition as a text body, advocating a design for human development in multiple dimensions: cognitive, social, cultural, experiential, emotional, spiritual, ethical and affective.
Keywords: Princípio Biocêntrico
Educação
Inteligência Afetiva
Corpo
Principle Biocentric
Education
Affective Intelligence
Body
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: GUEDES, Ricardo Ferreira. Princípio Biocêntrico: A contribuição do Pensamento de Rolando Toro para o campo da Educação.. 2012. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4703
Issue Date: 24-Aug-2012
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdf383,71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.