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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Educação, ações sociais e trabalho na Companhia Usina São João-PB
metadata.dc.creator: Souza, Antonio Olavo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Prestes, Emília Maria da Trindade
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca analisar a relação entre Educação, Ações Sociais e Trabalho, através das experiências vivenciadas pelos trabalhadores rurais da Companhia Usina São João, na Paraíba. Procuramos estudar a realidade social e as práticas de educação voltadas para o trabalho e para a cidadania, a partir de uma pesquisa realizada com alunos trabalhadores que fazem parte dos projetos de educação de jovens e adultos e educação continuada desenvolvidos na usina. Objetivamos investigar a importância e o impacto social e econômico da educação na vida dessas pessoas e as principais mudanças ocorridas tanto no ambiente de trabalho, como na esfera social. Utilizamos como categorias de análises, para responder aos objetivos da pesquisa e ao problema de investigação, categorias como solidariedade, dádiva, ética, cidadania, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável, atendimento de necessidades básicas, promoção da inclusão social e desenvolvimento de políticas de geração de renda e ações coletivas para a melhoria do bem estar comunitário. Para tanto, aportamos enquanto embasamento nos trabalhos e informações fornecidos por autores como Antunes, Frigotto, Kuenzer, Arroyo, Nosella, Pereira, Xiberras, Freire, Brandão, Gadotti, e nas reflexões teóricas de Mauss, Caillé, Durkheim, Maslow, Weber e Simmel, entre outros. Utilizamos como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a análise e avaliação do Projeto de Educação de Jovens e Adultos implantado na usina e entrevistas realizadas com trabalhadores-educandos do curso noturno de alfabetização de jovens e adultos. Os resultados permitiram entender que o acesso ao saber, que a educação escolar proporciona a estes trabalhadores, fomenta mudanças em suas condições de trabalho, vivências sociais e educacionais, abrindo-lhes diferentes leques experienciais em termos de história de vida, solidariedade e sociabilidade. Assim, a educação contribui, de várias formas, na busca da cidadania e transformação, sendo capaz de promover a inclusão social com oportunidades de trabalho e renda para pessoas sem escolaridade e sem perspectivas de futuro.
Abstract: The present work searches to analyze the relation between Education, Social Actions and Work, through the experiences lived deeply for the agricultural workers of the Usina São João Company, in Paraíba. We look for to study the social reality and the practical ones of education directed toward the work and the citizenship, from a research carried through with worker pupils who are part of the projects of adult and young education and continued education developed in the sugar mill. We objectify in such a way to investigate the importance and the social and economic impact of the education in the life of these people and the main changes occured in the work environment, as in the social sphere. We used as categories of analyses to answer to the objectives of the research and to the problem of inquiry, categories as solidarity, gift, ethics, citizenship, social responsibility, sustainable development, attendance of basic necessities, promotion of the social inclusion and development of politics of generation of income and class actions for the improvement of the communitarian welfare. For in such a way, we used while basement, works and information supplied for authors as Antunes, Frigotto, Kuenzer, Arroyo, Nosella, Pereira, Xiberras, Freire, Brandão, Gadotti, and in the theoretical reflections of Mauss, Caillé, Durkheim, Maslow, Weber and Simmel, among others. We used as methodological procedures the bibliographical research, the analysis and evaluation of the Project of Adult and Young Education implanted in the sugar mill and interviews carried through with worker-pupils of the nocturnal course of adult and young alphabetization. The results had allowed to understand that the access to knowing, which the school education provides to these workers, foments changes in its conditions of work, social and educational experiences, opening different fans of experiences to them in terms of life history, solidarity and sociability. Thus, the education contributes, of some forms, in the search of the citizenship and transformation, being capable to promote the social inclusion with chances of work and income for people without background and perspectives of future.
Keywords: Educação
Ações Sociais
Trabalho
Solidariedade
Inclusão Social
Cidadania
Comunidade
Cia Usina São João
Education
Social Actions
Work
Solidarity
Social Inclusion
Citizenship
Community
Usina São João Company.
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SOUZA, Antonio Olavo de. Educação, ações sociais e trabalho na Companhia Usina São João-PB. 2006. 231 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4709
Issue Date: 16-Nov-2006
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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