Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional
metadata.dc.creator: Nascimento, Genoveva Batista do
metadata.dc.contributor.advisor1: Pimenta, Sônia de Almeida
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa traz considerações sobre a incorporação da linguagem tecnológica no contexto educacional, mas especificamente abordamos os desafios que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC apresentam, em termos conceituais no campo da educação. Trata-se de um estudo de caso realizado com alunos egressos do curso de especialização em educação e tecnologias da informação e comunicação CETIC da UFPB no ano de 2004/2005. Tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre a linguagem tecnológica utilizada no processo da educação mediada pela tecnologia. Os dados foram obtidos através do envio por meio eletrônico, de um instrumento de pesquisa aos alunos do referido curso que já se encontram na atividade docente. Através de uma abordagem qualitativa procurou-se descrever e explicar a realidade estudada. Destacamos a importância da compreensão e apropriação da linguagem tecnológica pelos professores e, como resultados, apontamos que a incorporação da linguagem tecnológica no processo pedagógico se configura como uma nova competência para o professor.
Abstract: This research brings considerations about the technological language incorporated in the educational context, but specifically we approach the challenges that the Digital Technologies - TDIC present, in conceptual terms in the education field. Is a study case with specialization egresses pupils in education and communication and information s technologies - CETIC of UFPB in the year 2004/2005. Have the objective of contribute for the reflection on the used technological language in the education process mediated for the technology. The data had been gotten through the sending for electronic mails, of a research instrument to the pupils who already meet in the teaching activity. Through a qualitative boarding it was looked to describe and to explain the studied reality. We detach the importance of the understanding and appropriation of the technological language for the professors and, as resulted, we point that the incorporation of the technological language in the pedagogical process if configures as a new ability for the professor.
Keywords: Educação
Linguagem Tecnológica
Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Education
Technological Language
Communication and Information s Technologies Digital
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: NASCIMENTO, Genoveva Batista do. Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879
Issue Date: 17-Apr-2006
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf349,3 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.