Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4884
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Um olhar direcionado às dificuldades De aprendizagem
metadata.dc.creator: Diniz, Maria dos Milagres Fernandes
metadata.dc.contributor.advisor1: Rodrigues, Janine Marta Coelho
metadata.dc.description.resumo: Com o propósito de refletirmos sobre as dificuldades de aprendizagem e as práticas pedagógicas que têm sido desenvolvidas no contexto educacional, realizamos nesta pesquisa, algumas reflexões a respeito das dificuldades de aprendizagem, em especial, a dislexia. Optamos, por uma questão didática, em apresentar a problematização do fenômeno da Dislexia, através de enfoques das dificuldades de leitura e escrita que embora separado, os textos encontram-se articulados e intercomplementares. Realizamos um estudo de caso, pois percebemos entre as crianças atendidas no Núcleo de Educação Especial (NEDESP), nosso campo de pesquisa, este aluno encaminhado pela Escola Aconchego, que passando por um período de observação e avaliação psicopedagógica demonstrou apresentar traços de dislexia. Tal caso, passamos a acompanhar, entrevistar a mãe e analisar o material didático utilizado por ele na escola. Podendo-se concluir que o estudo de caso, viabilizou a construção de um trabalho crítico, reflexivo e inovador no contexto educacional, que certamente, contribuirá para o aprofundamento de outros estudos sobre a Dislexia.
Abstract: With the intention to reflect on the difficulties of learning and the pedagogical practical that has been developed in the educational context, we carry through in this research, some reflexes regarding the learning difficulties, in special, the dyslexia. We opt, for an educational question, in presenting problematical of the phenomenon of the dyslexia, through of approaches of the difficulties of reading and writing that even so separate, the texts meet articulated and supplements. We carry through a case study, therefore we perceive between the childs taken care of in the NEDESP, our field of research, this pupil headed for the Aconhego school, that passing for one period of observation and assessment psychotherapist demonstrated to present dashes of dyslexia. Such in case that, we start to follow, to interview the mother and to analyze the educational material used by it in the school. Being able itself to conclude that the case study, it made possible I construct it of a critical, reflective and innovative work in the educational context, that certainly, to contribute for the deepening of studies on the dyslexia.
Keywords: Aprendizagem
Learning
Difficulty
Dyslexia
Dificuldade
Dislexia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: DINIZ, Maria dos Milagres Fernandes. Um olhar direcionado às dificuldades De aprendizagem. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2007.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4884
Issue Date: 30-Nov-2007
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf438,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.