Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB
metadata.dc.creator: Gonzaga, Andrea Karla de Souza
metadata.dc.contributor.advisor1: Araujo, Edineide Jezine Mesquita
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar como ocorre o processo de inclusão dos alunos com deficiência na Escola de Educação Básica - UFPB; identificar quais as concepções das coordenadoras e professoras da instituição sobre a inclusão de pessoas com deficiência na escola regular e quais as metodologias que empregam para a promoção das aprendizagens dos alunos com deficiência. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve início com o estudo bibliográfico acerca da temática da inclusão, buscando rememorar a historicidade - da Educação Especial à Educação Inclusiva - bem como identificar as políticas públicas educacionais, as normas e as leis que regulamentam uma educação de qualidade para todos e a sua aplicabilidade na escola regular, promovendo a inclusão dos alunos com deficiência. Parte do pressuposto de que a criança com deficiência é parte integrante da sociedade e detém habilidades a serem desenvolvidas. Foi possível constatar a resistência e a luta das professoras para desenvolverem uma proposta de práticas inclusivas e as iniciativas para o despertar de práticas educacionais de inclusão, para promover o desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos com deficiência.
Abstract: This paper aims to analyze as it is the process of inclusion of disabled pupils in BasicEducationSchool - UFPB; identify which conceptions of the coordinators and teachers of the institution on the inclusion of persons with disabilities in regular schools and what methods they employto promote the learning of students with disabilities.The research, qualitative, began to study literature on the subject of inclusion, seeking to recall the historical - of Special Education to Inclusive Education - as well as identifying public educational policies, standards and the laws governing quality educationfor all, and its applicability in regular schools, promoting the inclusion of students with disabilities.It presumes that a child with disabilities is an integral part of society and has skills to be developed.Was possible to detect the resistance and the struggle of teachers to develop a proposal for inclusive practices and initiatives for the awakening of the educational practices of inclusion, to promote cognitive development, social and emotional development of students with disabilities.
Keywords: Inclusão
Deficiência
Educação Infantil
Inclusion
Disabilities
Early Childhood Education
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Educação
Citation: GONZAGA, Andrea Karla de Souza. O processo de inclusão de pessoas com deficiência e a educação infantil: um estudo de caso na escola de educação básica- UFPB. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4962
Issue Date: 17-Sep-2010
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf857,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.