Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5017
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Efeitos do investimento em infraestrutura e de suas formas de financiamento no Brasil: uma abordagem de equilíbrio geral computável
metadata.dc.creator: Freitas Filho, Paulo Roberto de Sousa
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo Júnior, Ignácio Tavares de
metadata.dc.description.resumo: Embora o investimento em infraestrutura tenha um papel central no desenvolvimento econômico, ele reduziu-se muito no Brasil nas décadas 1980 e 1990. No início da década de 2000 equivalia a 2,2%do PIB, enquanto que na China e no Chile correspondia a 7,3% e 6,5%do PIB, respectivamente. O investimento privado em infraestrutura, não foi suficiente para compensar a redução do investimento público, que ocorreu por causa do esforço do governo para obter superávits primários. Assim, o governo enfrenta um dilema entre obter o equilíbrio orçamentário ou aumentar o investimento público. Para que os dois objetivos sejam alcançados é preciso que o investimento seja financiado. O objetivo desse trabalho é avaliar o impacto do aumento do investimento em infraestrutura e de seu financiamento na economia brasileira. Para isso, utiliza-se um modelo de equilíbrio geral computável dinâmico. E simulado o aumento do investimento durante 2 anos, equivalente a 1 % do PIB. Os resultados mostram que, nos três primeiros anos, o aumento da taxa de crescimento do PIB é maior quando o investimento é financiado pela redução do consumo do governo (0,73 %), é moderada quando o financiamento é feito através do imposto sobre a produção (0,33 %) ou da poupança externa (0,34 %) e é menor quando o financiamento é feito através do aumento do imposto de renda (0,28 %). O setor que mais cresceu foi o de construção (2,39% em média nos 3 primeiros anos). A contribuição desse trabalho foi obter resultados claros e úteis para a tomada de decisões políticas, ampliar a compreensão dos efeitos do financiamento do investimento em infraestrutura na economia brasileira e analisar os impactos setoriais de tal investimento.
Abstract: Although infrastructure investment has a central role in economic development, it declined considerably in Brazil during the 1980 and 1990 decades. At the beginning of the 2000s it amounted to 2.2 \% of GDP, while in China and Chile it amounted to 7.3 \% and 6.5 \% of GDP, respectively. The private investment in infrastructure was not enough to offset the decline in public investment, which occurred because of the government's effort to achieve primary surpluses. Thus, the government faces a dilemma between balancing the budget and increasing the investment. In order to achieve the two goals, the investment must be financed. The aim of this work is to evaluate the impact of an increase in the infrastructure investment and its financing in the Brazilian economy. To do it, a dynamic computable general equilibrium model is used. It is simulated an increase in the investment for two years, equal to 1 \% of the GDP. The results show that, in the first three years, the increase in the GDP growth rate is higher when the investment is financed by reducing the government consumption (0.73 \%), it is moderate when the financing is done through the tax on production (0.33 \%) or foreign savings (0.34 \%), and it is lower when the financing is done by increasing the income tax (0.28 \%). Construction was the fastest growing sector (2.39 \% on average in the first 3 years). The contribution of this work was to obtain clear and useful results for policy making, enhance the understanding of the effects of infrastructure investment financing in the Brazilian economy, and analyze the sectorial impacts of this investment.
Keywords: Modelos de Equilíbrio Geral Computável
Infraestrutura
Orçamento nacional
déficit e dívida
Computable General Equilibrium Models
Infrastructures
National Budget
Deficit, and Debt
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Economia do Trabalho e Economia de Empresas
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Economia
Citation: FREITAS FILHO, Paulo Roberto de Sousa. Efeitos do investimento em infraestrutura e de suas formas de financiamento no Brasil: uma abordagem de equilíbrio geral computável. 2012. 77 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5017
Issue Date: 6-Nov-2012
Appears in Collections:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf7,47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.