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Tipo: Dissertação
Título: Mobilidade intergeracional qualificada: uma abordagem de mensuração utilizando regressões quantílicas
Autor(es): Silva, Ana Cláudia Annegues da
Primeiro Orientador: Figueiredo, Erik Alencar de
Resumo: O presente trabalho se propõe a analisar empiricamente a mobilidade intergeracional de resultado à luz do conceito de Igualdade de Oportunidades Qualificada. Para isso, são realizados dois testes empíricos com dados de educação de pais e filhos do Canadá e do Brasil. O procedimento metodológico consiste em: 1) estimar a relação entre a escolaridade dos filhos e dos pais e 2) analisar o comportamento do erro da regressão através do status socioeconômico dos pais; espera-se que a variância do erro reduza para os pais com maior nível de instrução. Optou-se, ainda, pelo método de regressão por quantil, dado o problema de identificação do modelo, apontado por Figueiredo, Lima e Schaur (2014), presente nas estimações por mínimos quadrados. Os resultados mostraram que no Canadá a educação dos pais tem influência significativa sobre a educação dos filhos. Além disso, constatou-se que a mobilidade qualificada é verificada, uma vez que a variância do erro é negativamente relacionada com a escolaridade dos pais. Os resultados para o Brasil mostraram uma variância crescente com o nível de instrução dos pais, de forma que a mobilidade intergeracional não correspondeu às características de uma mobilidade qualificada.
Abstract: This study aims to empirically analyze the intergenerational income mobility in the light of this concept. For this, two empirical tests are performed with education of parents and children data in Canada and Brazil. The methodological procedure consists of: 1) estimate the relationship between the schooling of children and parents and 2) analyze the behavior of the error of the regression through the socioeconomic status of the parents; is expected to reduce the error variance for parents with more education. We opted also by the method of quantile regression, given the problem of identification of model, pointed out by Figueiredo, Lima e Schaur (2014), present in the estimations by least squares. The results showed that in Canada the education of parents has significant influence on the education of children. Furthermore, it was found that the qualified mobility is verified, since the error variance is negatively related to parents' education. The results for Brazil show increasing variance with the level of parental education, so that the intergenerational mobility did not correspond the characteristics of a qualified mobility.
Palavras-chave: Background Familiar
Mobilidade Qualificada
Regressões Quantílicas
Family Background
Qualified Mobility
Quantile Regression
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Economia do Trabalho e Economia de Empresas
Programa: Programa de Pós Graduação em Economia
Citação: SILVA, Ana Cláudia Annegues da. Mobilidade intergeracional qualificada: uma abordagem de mensuração utilizando regressões quantílicas. 2014. 33 f. Dissertação (Mestrado em Economia do Trabalho e Economia de Empresas) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5020
Data do documento: 10-Fev-2014
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Economia

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