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metadata.dc.type: Tese
Title: Da imaginação criadora da ciência à imaginação criadora da poesia em Gaston Bachelard
metadata.dc.creator: Carvalho, Flávio José de
metadata.dc.contributor.advisor1: Torres, Jesus Vázquez
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho reflexivo trata do pensamento de Gaston Bachelard, pensador arguto e incansável em suas investigações filosóficas. Ele viveu um dos períodos mais tumultuados para a ciência, os anos pós-revolução einsteiniana. Bachelard, porém, compreende que este evento representa um movimento inerente ao próprio conhecimento científico, que deve ser construído mediante constantes retificações e aproximações. Bachelard reconhece que o conhecimento se desenvolve sob a dinâmica originária da imaginação criadora, dinamicidade que também anima a criação artística. Nesse sentido, o pensamento bachelardiano considera a antiga dicotomia ciência e arte sem validade. A atividade científica e a atividade artística podem se harmonizar, ainda que preservando suas diferenças constitutivas, porquanto ambas se formam com o concurso do devaneio criador, capacidade de superar e de ampliar a realidade, bem como, possibilidade de criar o radicalmente novo. Assim, mediante a leitura da obra filosófica de Bachelard, os escritos epistemológicos e os escritos da poética, compreendemos como a imaginação criadora sustém quer a atividade do homem diurno quer a do homem noturno, um único e mesmo homem que pensa enquanto devaneia e devaneia enquanto pensa.
Abstract: Ce travail de réflexion apporte la pensée de Gaston Bachelard, penseur perspicace et infatigable dans ses recherches philosophiques. Il a vécu l'une des périodes les plus tumultueuses de la science, les années post-révolution einsteinienne. Cependant, Bachelard comprendre que cet événement représente un mouvement inhérent à la connaissance scientifique, qui doit être construit sur des corrections constantes et des approximations. Bachelard reconnaît que la connaissance est développé sous la dynamique de l imagination créatice, qui entraîne également la dynamique de la création artistique. Par conséquent, la pensée bachelardienne considère la vieille dichotomie entre la science et l'art manque de validité. L'activité scientifique et l'activité artistique peuvent harmoniser eux-mêmes, tout en préservant leurs différences constitutives, puisque les deux sont formées avec l'aide de la rêverie créatrice, la capacité originaire de dépasser et d élargir la realité, aussi bien, la possibilité de création radicalement nouvelle. Ainsi, par la lecture du travail philosophique de Bachelard, des écrits épistémologiques et des écrits de la poésie, on comprend comme l'imagination créatrice peut mantenir d'activité de l'homme diurne ou l'homme nocturne, un seul homme qui pense pendant qu il rêve et qui rêve pendant qu il pense.
Keywords: Bachelard
imaginação criadora
devaneio
poesia
ciência
ontologia
epistemologia
estética
Bachelard
imagination créatice
rêverie
poésie
science
ontologie
épistémologie
esthétique
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Filosofia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Citation: CARVALHO, Flávio José de. Da imaginação criadora da ciência à imaginação criadora da poesia em Gaston Bachelard. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5587
Issue Date: 16-Jun-2011
Appears in Collections:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

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