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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5590
Tipo: | Dissertação |
Título: | O problema do saber no diálogo Fédon de Platão. |
Autor(es): | Silva, Tiago do Rosário |
Primeiro Orientador: | Santos, José Gabriel Trindade |
Resumo: | A presente pesquisa visa fomentar um debate acerca da contribuição do Fédon para o problema do saber na epistemologia platônica. O Fédon é um diálogo bastante conhecido e quiçá o mais lido, por conta de uma proposta que interessa a uma vertente espiritual da compreensão humana em relação à alma. O tema da imortalidade da alma é geralmente apontado como central no diálogo. No entanto, estamos apresentando com esta pesquisa o enfoque na questão do saber, igualmente presente no Fédon, e que busca responder a seguinte pergunta: como é possível saber? Para alcançar os resultados pretendidos para a pesquisa, é necessário refazer o percurso argumentativo presente na obra, o qual passa necessariamente pela teoria da reminiscência, hipótese das formas e teoria da participação. Assim, a proposta que pretendemos avaliar é a de uma questão fundamental para o modo como entendemos a filosofia: ela pode ser pensada como uma discussão acerca da aprendizagem, ou seja, uma discussão que visa a compreensão da possibilidade de aquisição do saber. Se ela é possível, como é possível? |
Abstract: | This research aims to develop a debate about the contribution of the Phaedo to the problem of knowledge in the Platonic epistemology. The dialogue of Phaedo is a well known and perhaps the most widely read, because its proposal concerns a spiritual side of human understanding in relation to the soul. The theme of the immortality of the soul is often touted as central in this dialogue. However, we are presenting in this research the importance of the issue of knowledge, also presented in the Phaedo, which seeks to answer the following question: how to know? To achieve the desired results for the research, we must redo the argumentative course in the work, which necessarily involves the reminiscence theory, the hypothesis of the forms and the theory of the participation. Therefore, the proposal that we intend to evaluate is a fundamental question to the way we understand the philosophy: it can be thought as a discussion of the learning. In other words, a discussion aimed at understanding the possibility of acquiring knowledge. If it is possible, how is it possible? |
Palavras-chave: | Saber Reminiscência Formas Participação Argumentação Knowledge Reminiscence Forms Participation Argument |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Filosofia |
Programa: | Programa de Pós Graduação em Filosofia |
Citação: | SILVA, Tiago do Rosário. O problema do saber no diálogo Fédon de Platão.. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5590 |
Data do documento: | 10-Nov-2011 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
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