Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5602| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Pintura e corpo na filosofia de Merleau-Ponty |
| Autor(es): | Lima Neto, José Martins de |
| Primeiro Orientador: | Caminha, Iraquitan de Oliveira |
| Resumo: | A meta desta dissertação foi verificar o porquê da recorrência da pintura na filosofia de Merleau-Ponty. Para tanto, analisamos os textos A dúvida de Cézanne , A linguagem indireta e as vozes do silêncio e O olho e o espírito que tratam diretamente da pintura, demonstrando a sua função em cada um deles, levando em consideração as noções de corpo e expressão. Inicialmente, analisamos a concepção de corpo que teve como objetivo resgatar o aspecto primordial do sensível, em seguida, tratamos da teoria da expressão merleau-pontiana que toma a expressão pictórica como privilegiada, por fim apresentamos a pintura relacionada com os temas da história e da visibilidade. Concluímos que Merleau-Ponty não concebe a pintura como cópia ou representação da Natureza. Na sua filosofia, ela não é mera ilustração. É o meio de demonstrar a pertinente aproximação entre a filosofia e a arte no debate acerca da experiência estética. A expressão pictórica nos dá a emergência constitutiva da visibilidade, nos revelando uma abertura ao ser que configura a ontologia selvagem pretendida por Merleau-Ponty. |
| Abstract: | Le but de cette dissertation a consisté a vérifier le pourquoi de la récurrence de la peinture dans la philosophie de Merleau-Ponty. Nous avons pour cela analysé les textes Le doute de Cézanne, Le langage indirect et L oeil et l esprit, qui traitent directement de la peinture, en démontrant sa fonction en chacun d entre eux, en prenant en considération les notions de corps et d expression. Nous avons tout d abord analysé la conception de corps qui a eu pour objet de retrouver l aspect primordial du sensible, ensuite nous avons traité de la théorie de l expression merleau-pontienne qui privilégie l expression picturale, enfin nous avons présenté la peinture dans son rapport avec les thèmes de l histoire et de la visibilité. Nous en avons conclu que Merleau-Ponty ne conçoit pas la peinture comme copie ou représentation de la Nature. Dans sa philosophie elle n est pas une simple illustration. Elle est le moyen de démontrer le rapprochement pertinent entre la philosophie et l art dans le débat au sujet de l expérience esthétique. L expression picturale nous présente l émergence constitutive de la visibilité, en nous révélant une ouverture à l être qui configure l ontologie sauvage défendue par Merleau-Ponty. |
| Palavras-chave: | Filosofia |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Filosofia |
| Programa: | Programa de Pós Graduação em Filosofia |
| Citação: | LIMA NETO, José Martins de. Pintura e corpo na filosofia de Merleau-Ponty. 2011. 87 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5602 |
| Data do documento: | 26-Out-2011 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 948,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
