Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832
metadata.dc.type: Dissertação
Title: O ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didático
metadata.dc.creator: Lima Filho, Jorge Ferreira de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cardoso, Carlos Augusto de Amorim
metadata.dc.description.resumo: A presença das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC s) no contexto da sociedade contemporânea torna-se algo proeminente e de relevante impacto no processo de produção do espaço geográfico. A rápida profusão das informações, os crescentes fluxos de pessoas e materialiades, as redes cada vez mais densas e a aparente ampliação da fluidez dos territórios atribuem novos parâmetros para compreensão da relação tempo-espaço. O sistema educacional, que diversas vezes teve seu desenvolvimento influenciado pelas demandas socioeconômicas e culturais dos contextos históricos, não passa isento a esse processo de transformações e de transição nos propósitos da educação do século XXI, em que as TIC s são apropriadas e desempenham funções importantes no processo de ensino e aprendizagem, Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo propor reflexões sobre a relação entre o ensino de geografia e as TIC s, especificamente no que condiz ao uso de softwares educacionais como recurso didático, analisando com maior precisão os diálogos entre a geografia escolar e o software educacional da empresa P3D Education.
Abstract: La presence des nouvelles Technologies d Information et de Communication (tic s) dans le context de la societé contemporaine devient quelque chose de proéminent et d important impact dans le process de production de l espace geographique. La rapide profusion des informations, le flux croissant des personnes et des materialités, les réseaux chaques fois plus dense, et l apparente ampliation de la fluidité des territories attribuent de nouveaux paramètres pour la comprehension de la relation espace temps. Le système educational, qui diverses fois a eu son developpement influencé par les demandes socio-économique et culturelles des contextes historiques, ne s exonerent pas du process de transformations et de transitions des propositions de l education du 20 siècle, ou les TIC s sont appropriés et déploient des fonctions importantes dans le process d enseignement et d apprantissage, dans ce sens, le present travail, a comme objectif de proposer reflection sur la relation entre l enseignement de géographie et les TIC s, spécialement a ce qui se refère a l utilisation de logiciels éducatifs les comme recours didactique. analisant avec la meilleure precision les dialogues entre la géographie scolaire et le software éducationale de l entreprise P3D Education.
Keywords: Ensino de geografia
TIC's
Geografia escola
Softwares educacionais
Enseignement de la géographie
TIC's
Géographie scolaire
Logiciels éducatifs
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Geografia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Citation: LIMA FILHO, Jorge Ferreira de. O ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didático. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832
Issue Date: 30-Aug-2013
Appears in Collections:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf3,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.