Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832| Tipo: | Dissertação |
| Título: | O ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didático |
| Autor(es): | Lima Filho, Jorge Ferreira de |
| Primeiro Orientador: | Cardoso, Carlos Augusto de Amorim |
| Resumo: | A presença das novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC s) no contexto da sociedade contemporânea torna-se algo proeminente e de relevante impacto no processo de produção do espaço geográfico. A rápida profusão das informações, os crescentes fluxos de pessoas e materialiades, as redes cada vez mais densas e a aparente ampliação da fluidez dos territórios atribuem novos parâmetros para compreensão da relação tempo-espaço. O sistema educacional, que diversas vezes teve seu desenvolvimento influenciado pelas demandas socioeconômicas e culturais dos contextos históricos, não passa isento a esse processo de transformações e de transição nos propósitos da educação do século XXI, em que as TIC s são apropriadas e desempenham funções importantes no processo de ensino e aprendizagem, Nesse sentido, o presente trabalho, tem como objetivo propor reflexões sobre a relação entre o ensino de geografia e as TIC s, especificamente no que condiz ao uso de softwares educacionais como recurso didático, analisando com maior precisão os diálogos entre a geografia escolar e o software educacional da empresa P3D Education. |
| Abstract: | La presence des nouvelles Technologies d Information et de Communication (tic s) dans le context de la societé contemporaine devient quelque chose de proéminent et d important impact dans le process de production de l espace geographique. La rapide profusion des informations, le flux croissant des personnes et des materialités, les réseaux chaques fois plus dense, et l apparente ampliation de la fluidité des territories attribuent de nouveaux paramètres pour la comprehension de la relation espace temps. Le système educational, qui diverses fois a eu son developpement influencé par les demandes socio-économique et culturelles des contextes historiques, ne s exonerent pas du process de transformations et de transitions des propositions de l education du 20 siècle, ou les TIC s sont appropriés et déploient des fonctions importantes dans le process d enseignement et d apprantissage, dans ce sens, le present travail, a comme objectif de proposer reflection sur la relation entre l enseignement de géographie et les TIC s, spécialement a ce qui se refère a l utilisation de logiciels éducatifs les comme recours didactique. analisant avec la meilleure precision les dialogues entre la géographie scolaire et le software éducationale de l entreprise P3D Education. |
| Palavras-chave: | Ensino de geografia TIC's Geografia escola Softwares educacionais Enseignement de la géographie TIC's Géographie scolaire Logiciels éducatifs |
| CNPq: | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS |
| Idioma: | por |
| País: | BR |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Geografia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
| Citação: | LIMA FILHO, Jorge Ferreira de. O ensino de geografia e as novas tecnologias: perspectivas para o uso de softwares educacionais como recurso didático. 2013. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5832 |
| Data do documento: | 30-Ago-2013 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 3,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
