Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.
metadata.dc.creator: Soares, Ronaldo
metadata.dc.contributor.advisor1: Dias, Guilherme Ataíde
metadata.dc.description.resumo: O combate sistemático ao plágio é uma das principais preocupações do meio acadêmico na atualidade. Entre as razões da prática do plágio nos trabalhos acadêmicos pode-se citar a facilidade na obtenção de trabalhos e de informações sobre os mais variados temas e áreas do conhecimento; a falta de tempo para a pesquisa e escrita; a falta de conhecimento da legislação pertinente e o desconhecimento das regras de citações. Diversos estudos sobre o tema têm sido desenvolvidos e publicados e as instituições de ensino têm dispensado especial atenção ao seu combate, seja promovendo a conscientização da importância da redução de sua prática, seja através de adoção de severas medidas institucionais sancionatórias e, ainda, a orientação aos pesquisadores de como se faz as citações e referências, de acordo com as normas técnicas instituídas. O objetivo deste manual é promover a sistematização de políticas institucionais no âmbito da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR), a fim que os discentes, docentes e pesquisadores se conscientizem da importância da minimização da prática do plágio na Instituição, além de apresentar um conjunto de ações de combate que poderão reduzir significativamente a sua incidência nos trabalhos acadêmicos.
Abstract: The systematic combat plagiarism is a major concern in academia today. Among the reasons for the practice of plagiarism in academic work can mention the ease in obtaining jobs and information on various topics and areas of knowledge , lack of time for research and writing , the lack of knowledge of relevant legislation and ignorance of the rules of quotes . Several studies on the topic have been developed and published , and educational institutions have been focusing their combat, is raising awareness of the importance of reducing their practice , whether through adoption of severe penalties institutional measures and also the orientation researchers how to do citations and references in accordance with the technical standards imposed . The purpose of this manual is to promote systematization of institutional policies on the Northeast Independent School ( FAINOR ) , so that students , teachers and researchers become aware of the importance of minimizing the practice of plagiarism at the institution , and present a set of combat actions which could significantly reduce its impact on academic papers.
Keywords: Propriedade Intelectual
Direitos Autorais
Plágio Acadêmico
Intellectual Property
Copyrights
Academic Plagiarism
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Citation: SOARES, Ronaldo. Proteção à autoria e combate ao plágio acadêmico na FAINOR: referenciais didáticos instrucionais.. 2014. 91 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5908
Issue Date: 10-Feb-2014
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf714.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.