Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores
metadata.dc.creator: Santos, Raquel Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Brennand, Edna Gusmão de Góes
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Soares, Ismênia Mangueira
metadata.dc.description.resumo: Este estudo é resultado de uma pesquisa aplicada que teve como objetivo investigar pressupostos teóricos conceituais para a criação de um modelo conceitual para a produção de material didático hipermídia para Educação a distância. Nesse sentido, foi utilizada a metodologia experimental na produção do protótipo interativo em mídia impressa e audiovisual por meio de uma equipe interdisciplinar de desenvolvedores da área de ciência da computação, comunicação e de educação. Para isso, foi criado um modelo conceitual baseado na Teoria das Inteligências Múltiplas (TIM) de Howard Gardner. Para os testes de interatividade, foi utilizada uma ferramenta de autoria denominada Marker, desenvolvida visando gerar aplicações interativas para a Televisão Digital Interativa TVDI com técnicas de marcação em vídeo. Como resultado, foram produzidos dois materiais didáticos: um caderno didático e uma videoaula interativa, que servirão de parâmetros para a produção de cursos para gestores. Os testes comprovaram que o modelo conceitual possui boa aplicabilidade, demonstrando que as aplicações interativas produzidas podem possibilitar aos gestores acionar suas múltiplas inteligências e buscar diferentes caminhos para a aprendizagem. A validação do modelo permitiu verificar que a interatividade proporcionada pelo material pode conduzir o aprendente a desenvolver potencialidades para acionar as mentes mais valorizadas no futuro.
Abstract: This research is a result of an applied research that aims to investigate the conceptual theoretical presuppositions necessary to create a conceptual model enough to produce hypermedia didactic material to be used to the distance teaching. To produce an interactive prototype based on press and audiovisual media it was used an experimental methodology designed by an interdisciplinary developer s team from the science, communication and education areas. For that reason, it was created a conceptual model based on Howard Gardner Multiple Intelligence Theory (TIM). To the interactive tests it was used an authorial tool named Marker, that was developed to create interactive applying to the Interactive Digital TV TVDI in addition to some video marker techniques. As a result, two didactic materials were produced: a didactic book and an interactive video lesson, that serve as a model to produce managers course. Some tests could proof the conceptual model has a good applicability, showing the interactive applications making possible managers access their multiple intelligence, with different ways to their learning. The validation of this model allows verify the interactivity promoted by this material giving to the learner the possibility to develop his/her potentialities to activate the most valuable minds in the future.
Keywords: Inteligências múltiplas
Aplicações Interativas
Hipermídia
Multiple intelligence
Interactive Applying
Hypermedia
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Citation: SANTOS, Raquel Alves. Produção de materiais didáticos hipermídia para educação a distância na formação de gestores. 2014. 168 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/5937
Issue Date: 29-Sep-2014
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Gestão nas Organizações Aprendentes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf3.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.