Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6026
Tipo: Dissertação
Título: O cosmopolitismo e a insensatez (1860-1882): a loucura como conformidade cultural no Rio de Janeiro de Machado de Assis.
Autor(es): Moraes, ádamo Guedes Santos de
Primeiro Orientador: Branco, Uyguaciara Veloso Castelo
Resumo: Essa dissertação discute porque e como Machado de Assis, em O Alienista, registra uma certa proximidade cultural da corte carioca com a França e com a Inglaterra, entre 1881 e 1882. Para isso, consideramos, em nosso estudo, que alguns recursos narrativos, trabalhados nesse conto, são desenvolvidos nas circunstâncias socioculturais vivenciadas pelo autor, entre as décadas 1860 e 1880. De fato, é no processo de sua acomodação ás oportunidades de trabalho que lhes são oferecidas, na condição de cronista e de tradutor da literatura francesa e inglesa, que a ironia, o tom dialogal, o teatro imaginário e o ceticismo são desenvolvidos e trabalhados por Machado de Assis, em O Alienista. A partir desse conto, Machado de Assis trata, como loucura, o consumo sem limites de manufaturas importadas da França e da Inglaterra, bem como o projeto de identidade nacional, sob a influência da relação entre o Romantismo rousseauniano e o Positivismo, do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), e algumas propostas políticas de intelectuais ligados a Faculdade de Direito do Recife, apoiado no Evolucionismo e no Darwinismo Social, e da Faculdade de Direito de São Paulo, amparado por idéias oriundas do Positivismo e do Liberalismo, como solução para promover o progresso cultural do Brasil. Desse modo, é no contexto do Segundo Reinado, caracterizado por um triunfo marcante do cosmopolitismo na corte, que Machado de Assis organiza personagens para ironizar com essa característica a partir de uma metodologia velada, aprendida com Poe (1981), com uma postura engajada sob a influência de Hugo (1982), e com uma proposta de reflexão orientada pela filosofia cética de Pirro (2007). Enfim, ao dramatizar a vida da corte a partir de O Alienista, Machado de Assis parece sugerir que a suposta causa do atraso cultural do Brasil, quando comparado com a França e a Inglaterra, não é racial, mas moral e político.
Abstract: This dissertation discusses why and how Machado de Assis, in The Alienist , registers a certain cultural proximity among Carioca Imperial Court, French Court and the English one, between 1881 and 1882. For that, it was considered in our study that some narrative resources showed in this short story are developed into socio-cultural circumstances experienced by the author, between the 1860 s and 1880´s. Actually, it s in the process of his accommodation related to the job opportunities which are offered to him, in a condition of a chronicler and French and English translator, that the irony, the dialogal tone, the imaginary theater and the skepticism, are developed and elaborated by Machado de Assis in The Alienist . From this short story on, Machado de Assis addresses, as madness, the consumption without limit of hand-made products imported from France and England as well as the project of national identity, under influence of the relation between Rousseau s Romanticism and Positivism, of the Historical and Geographical Brazilian Institute (IHGB), and some political propositions made by intellectuals linked to Recife Faculty of Law, supported not only by Evolutionism and Social Darwinism, and from São Paulo Faculty of Law, but also by Positivism and Liberalism, as solution to promote the cultural progress of Brazil. Therefore, it s in the context of the second reign, characterized by a marked triumph of the cosmopolitism in the court, that Machado de Assis organizes characters to do ironies with this feature from a hidden methodology; learnt with Poe (1981), with an engaged posture under Hugo s influence (1982) and with a proposition of reflexion guided by Pirro s skeptical philosophy (2007). To sum up, to dramatize the life of the court from The Alienist , Machado de Assis seems to suggest that the supposed cause of Brazil s cultural backwardness, when compared to France and England, is not racial, but moral and political.
Palavras-chave: Assis, Machado de, 1839-1908 Crítica e interpretação
Contos - Literatura Brasileira Crítica e interpretação
Assis, Machado from, 1839-1908 Criticism and Interpretation
Short stories - Brazilian literature Criticism and interpretation
CNPq: CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: MORAES, ádamo Guedes Santos de. O cosmopolitismo e a insensatez (1860-1882): a loucura como conformidade cultural no Rio de Janeiro de Machado de Assis. 2008. 151 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6026
Data do documento: 29-Jul-2008
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.