Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6073
metadata.dc.type: Dissertação
Title: ESCollab: uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Software
metadata.dc.creator: Paiva, Severino do Ramo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Alvaro Francisco de Castro
metadata.dc.description.resumo: Dentre todas as atividades desenvolvidas pelos seres humanos na atualidade, o desenvolvimento de software é uma das mais recentes em termos históricos, mas uma das mais importantes devido à crescente informatização da sociedade e seu modus vivendi. Por outro lado, a importância crescente dos ambientes colaborativos, no mundo globalizado, tem possibilitado a materialização da empresa global , o compartilhamento de informações e viabilizado a interação entre pessoas distantes. Essas mudanças têm potencializado o poder do trabalho em equipe e a interação social. Essa importância social e econômica da indústria do software tem motivado vários pesquisadores a buscarem soluções para o aperfeiçoamento da formação de mão de obra especializada na área de Engenharia de Software. Este trabalho apresenta uma metodologia de ensino colaborativa voltada para o aperfeiçoamento do ensino das disciplinas da área de Engenharia de Software. A metodologia ESCollab incorpora as mais modernas ferramentas pedagógicas, tendo sido aplicada, a título de estudo de caso, em duas instituições de ensino superior na área de computação.
Abstract: Among all the activities performed by human beings today, software development is one of the most recent in historical terms, but one of the most important due to the increasing digitalization of the society. On the other hand, the growing importance of collaborative environments, in a globalized world, has enabled the sharing of information and the interaction between people far away. These changes have enhanced the power of teamwork and social interaction. The social and economic importance of the software industry has motivated many researchers to seek solutions to improve the training of skilled labor in the area of Software Engineering. This dissertation work presents a collaborative teaching methodology aimed at improving the teaching of the disciplines of Software Engineering. The ESCollab methodology incorporates the latest teaching tools and has been applied, as a case study, in two institutions of higher education in computing.
Keywords: Colaboração
Cooperação
Engenharia de software
Sistemas colaborativos
Metodologia de ensino
Redes sociais
Collaboration
Cooperation
Software engineering
Collaborative systems
Teaching methodology
Social networks
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Informática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citation: PAIVA, Severino do Ramo de. ESCollab: Uma metodologia colaborativa voltada para o ensino de Engenharia de Software. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6073
Issue Date: 23-Apr-2012
Appears in Collections:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf3.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.