Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6091
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Impactos na aprendizagem da utilização de sistemas de respostas à audiência
metadata.dc.creator: Sousa, Thiago Henrique Jacob Oliveira
metadata.dc.contributor.advisor1: Medeiros, Alvaro Francisco de Castro
metadata.dc.description.resumo: Sistemas de resposta à audiência já vêm sendo estudados em todo o mundo como forma de motivar e avaliar o corpo discente em sala de aula através do uso da tecnologia. Estes sistemas tem o potencial de ser, para os educadores, uma ferramenta capaz de aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem presencial. Sistemas de resposta à audiência se adequam bem à pedagogia de ensino e aprendizagem denominada aprendizagem ativa , a qual busca aperfeiçoar o processo de assimilação do conteúdo pelos estudantes através de atividades que estimulem uma maior participação e interação destes com o conteúdo ministrado, além de uma maior cooperação destes com o objetivo de resolverem os exercícios de aprendizagem apresentados em sala de aula. Este trabalho discute a avaliação dos impactos na aprendizagem da utilização de um sistema de resposta à audiência no contexto de uma instituição de ensino superior no estado da Paraíba. Como resultado deste trabalho, foi identificado que, impactos positivos para a aprendizagem com a utilização dos sistemas de resposta à audiência em sala de aula, percepções positivas dos estudantes sobre a aceitação destes sistemas como ferramenta de apoio no ensino presencial e desafios de sua utilização, se fizeram presentes durante o decorrer da pesquisa.
Abstract: Audience response systems have been studied worldwide as ways to motivate and evaluate the student body in the classroom through the use of technology. These systems have the potential to be a tool for educators able to improve the process of teaching and learning in classrooms. Audience response systems to fit well with the pedagogy of teaching and learning called active learning , which aims to improve the process of assimilation of the content by the students through activities that encourage greater participation and interaction of these with the content taught, in addition of further cooperation of these in order to solve the learning exercises presented in the classroom. This paper discusses the assessment of the impacts on learning of the use of an audience response system in the context of a higher education institution in the state of Paraíba. As a result of this work, was identified that positive impacts on the learning with the use of audience response systems in classroom, student s positive perceptions of students about the acceptance of these systems as a support tool in classroom teaching and challenges of its use, were present during the course of the study.
Keywords: Sistemas de Respostas à Audiência
Avaliação
Aprendizagem Ativa
Audience Response Systems
Assessment
Active Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Informática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós Graduação em Informática
Citation: SOUSA, Thiago Henrique Jacob Oliveira. Impactos na aprendizagem da utilização de sistemas de respostas à audiência. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6091
Issue Date: 30-Jul-2013
Appears in Collections:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf2,44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.