Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6093
Tipo: Dissertação
Título: Um Interpretador Gráfico de Comandos baseado na JVM como ferramenta de ensino de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados
Autor(es): Sousa, Tiago Davi Neves de
Primeiro Orientador: Aguiar, Andrei Alves de
Resumo: Em disciplinas de Programação, Estruturas de Dados e Algoritmos de cursos de Computação, ferramentas que permitam que os alunos possam visualizar as alterações nas estruturas de dados ao longo da execução de um programa são de grande utilidade, já que elas auxiliam que os aprendizes entendam como os algoritmos operam sobre as estruturas de dados. Diversas ferramentas foram propostas desde o trabalho pioneiro de [Brown e Sedgewick 1984]. Em algumas delas, as visualizações gráficas das estruturas através de animações só podem ser feitas através de programação pelos usuários e outras carecem de recursos que as impossibilitam de serem empregadas em todo o processo pedagógico. Assim, neste trabalho foi desenvolvido um Interpretador para a ferramenta de ensino IGED (Interpretador Gráfico de Estruturas de Dados). Esse Interpretador foi projetado baseado na JVM e possibilita que códigos que implementam vários algoritmos em uma linguagem de programação orientada a objetos sejam executados pela ferramenta de forma que esta gere como saída as visualizações gráficas das estruturas de dados. A arquitetura do Interpretador desenvolvido neste trabalho e seus componentes foram detalhados e requisitos funcionais que ele pode ter como ferramenta de ensino, sendo útil para outras disciplinas de Computação, foram definidos. Além disso, foi justificado porque houve uma implementação própria de um Interpretador para o IGED se já existem implementações da JVM disponíveis e amplamente utilizadas. Nos experimentos, foi demonstrado que o Interpretador pode executar códigos com características que são úteis para essas disciplinas.
Abstract: In disciplines of Programming, Data Structures and Algorithms of Computer Science courses, tools that permit the visualization of the the data structures changing throughout the execution of a program by the students are very useful because they assist that the students learn how the algorithms operate over the data structures. Many tools were proposed since the pioneer work of [Brown e Sedgewick 1984]. In some of them, the graphical visualization of the data structures through the animations can only be done by the users programming and in others there are a lack of resources that forbid their use in the whole pedagogical process. Thus, in this work an Interpreter for the IGED (Graphical Interpreter of Data Structures) teaching tool was developed. This Interpreter was designed based in the JVM and enable that codes implementing various algorithms in an object oriented language be executed by the tool so that it generates as output the graphical visualization of the data structures. The architecture of the Interpreter developed in this work and its components were detailed and the functional requirements it may have as a teaching tool, being useful for other disciplines of Computer Science, were defined. Furthermore, was justified why an own implementation of an Interpreter for the IGED was done if there are JVM implementations available and widely used. In the experiments, was demonstrated that the Interpreter may execute code with useful characteristics for these disciplines.
Palavras-chave: Interpretadores
Programação
Educação
Estruturas de Dados
Interpreters
Programming
Education
Data Structures
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós Graduação em Informática
Citação: SOUSA, Tiago Davi Neves de. Um Interpretador Gráfico de Comandos baseado na JVM como ferramenta de ensino de Programação, Algoritmos e Estruturas de Dados. 2013. 147 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6093
Data do documento: 29-Jul-2013
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.