Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6111
Tipo: Dissertação
Título: Marker: uma ferramenta para construção de aplicações interativas em T-Learning baseadas em técnicas de marcação em vídeo
Autor(es): Sousa, Sttiwe Washington Ferreira de
Primeiro Orientador: Bezerra, Ed Pôrto
Resumo: A produção de conteúdo interativo pode ser realizada de diversas maneiras utilizando uma variedade de ferramentas, desde as mais sofisticadas, como a IDE Eclipse, ou até mesmo um bloco de notas. Ela pode também ser aprimorada por técnicas, como é o caso da marcação em vídeo que facilita o acesso ao conteúdo interativo. No caso da interatividade na TV, deve-se levar em conta a utilização desta técnica na satisfação do telespectador e melhor utilização da mesma para acessar conteúdo interativo. A técnica de marcação em vídeo vem sendo amplamente estudada buscando-se promover a facilidade de acesso ao conteúdo interativo. Esta técnica pode proporcionar eficiência no acesso a conteúdos, sejam estes para aprendizagem ou para entretenimento. Aplicações desta natureza só podem ser desenvolvidas por pessoal especializado em informática, tornando-as de custo elevado e dependentes destes profissionais. Assim, é mais proveitoso que estas aplicações para TV Digital Interativa sejam produzidas através de uma ferramenta adequada ao elaborador de conteúdo. Este trabalho apresenta a ferramenta MARKER para construção de aplicações interativas utilizando técnicas de marcação em vídeo para o contexto de T-Learning.
Abstract: The production of interactive content may be performed in various ways using a variety of tools, from the most sophisticate, as the Eclipse, or even a writing pad. It can also be enhanced by techniques, such as the marking on video that facilitates access to interactive content. In the case of interactivity on TV, one should take into account the use of this technique in viewer satisfaction and better use of it to access interactive content. The marking technique video has been widely studied seeking to promote ease of access to interactive content. This technique can provide efficient access to content, whether for learning or entertainment. Applications of this nature can only be undertaken by trained personnel in computers, making them costly and dependent on these professionals. Thus, it is more beneficial for these applications to Interactive Digital TV may be produced by an appropriate tool to makers of content. This paper presents the MARKER tool for building interactive applications using labeling techniques in the context of video to T Learning.
Palavras-chave: Marcação em vídeo
TV Digital
Interatividade
T-Learning
Marking video
Digital TV
Interactivity
T-Learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Programa: Programa de Pós Graduação em Informática
Citação: SOUSA, Sttiwe Washington Ferreira de. Marker: uma ferramenta para construção de aplicações interativas em T-Learning baseadas em técnicas de marcação em vídeo. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6111
Data do documento: 13-Nov-2013
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf9,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.