Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6130
metadata.dc.type: Dissertação
Title: DL-TUTOR: uma ferramenta de apoio à gestão da atividade da tutoria em sistemas de educação a distância
metadata.dc.creator: Medeiros, Ivanildo Alves de
metadata.dc.contributor.advisor1: Cavalcanti, Antonio Carlos
metadata.dc.description.resumo: É possível observar que o atual cenário da educação a distância nas IES brasileiras tem mostrado um aumento na procura por Cursos a Distância. O MEC divulgou que este aumento foi de cerca de quinze por cento das matrículas realizadas nos cursos de nível superior (MEC 2013). Esta situação aponta claramente para uma expansão nas redes de ensino em ofertar cursos na modalidade a distância. Para poder atender e se adequar a este novo nível de complexidade, é necessário adaptar os sistemas acadêmicos e contar com ambientes virtuais de aprendizagem AVAs - de forma a permitir que professores e alunos possam se beneficiar das novas facilidades oferecidas por estes ambientes. Verifica-se, entretanto, que os sistemas de gestão acadêmica e gestão da aprendizagem disponíveis não atendem às reais necessidades administrativas e pedagógicas dos coordenadores e professores no âmbito da EAD. Além disso, novos papéis foram criados para atender, de forma adequada, aos alunos de EAD, por exemplo, o papel do Tutor. O foco central deste trabalho foi pesquisar as reais dificuldades encontradas por professores e coordenadores de cursos a distância na gestão das atividades dos Tutores, estabelecer as funcionalidades em um sistema desenvolvido para consulta aos dados das atividades dos tutores em um ambiente de ensino-aprendizagem, bem como oferecer elementos para auxiliar e agilizar a prática de coordenadores e professores na gestão das atividades dos tutores nas salas virtuais de aprendizagem. Para tanto, foram levantados os requisitos funcionais, realizada avaliação da plataforma Moodle, e implementada uma aplicação WEB para atender à gestão de atividades dos tutores no Moodle. O resultado final foi uma ferramenta denominada DL-TUTOR.
Abstract: It is possible to observe that the current scenario of distance education in Brazilian Higher Education Institutions has shown an increase in demand for Distance Learning Courses. The Ministry of Education said this increase was about fifteen per cent of enrollments made in higher level courses (MEC 2013). This clearly points to an expansion of school systems in offering distance mode courses. To be able to meet and adapt to this new level of complexity it is necessary to adapt the systems to have academics and virtual learning environments that allow teachers and students to benefit from the new facilities offered by these environments. It appears, however, that academic management systems and learning management environments available do not meet the actual needs of the administrative and pedagogical coordinators and teachers of DL courses. In addition, new roles have been created such as the role of the Tutor. The central focus of this study is to investigate the real difficulties encountered by teachers and coordinators of distance courses in the management of the activities of tutors; to establish the functionalities of the system designed to query the data from the activities of tutors in this environment of teaching and learning; and to provide elements to assist and streamline the practice of coordinators and teachers in managing the activities of the tutors in the virtual rooms. In order to make this possible, functional requirements were settled, a review of Moodle s functionalities was performed and a web application was implemented. The final result is an application called DL-TUTOR.
Keywords: Ferramenta para Gestão de Tutoria
Educação a Distância
Ambiente Virtual
Sistema de Gestão Acadêmica - SIG
Management Tutoring Tool
Distance education
Virtual Environment
Academic Management System
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal da Paraí­ba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Informática
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Informática
Citation: MEDEIROS, Ivanildo Alves de. DL-TUTOR: uma ferramenta de apoio à gestão da atividade da tutoria em sistemas de educação a distância. 2015. 139 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2015.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6130
Issue Date: 31-Jul-2015
Appears in Collections:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf6,15 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.