Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6168
Tipo: Tese
Título: Uma análise das construções de sentido nas interações assimétricas em sala de aula: estudo dos discursos dos alunos do Programa PEC RP no Curso de Letras do CFP
Autor(es): Castro, Onireves Monteiro de
Primeiro Orientador: Aldrigue, Ana Cristina de Sousa
Resumo: A presente tese intitulada Uma análise das construções de sentido nas interações assimétricas em sala de aula: estudo dos discursos dos alunos do Programa PEC RP no Curso de Letras, tem como objetivo proceder, em princípio, a descrição do processo de construção de sentido dos eventos discursivos de professores (do Programa Estudante Convênio Rede Pública), em situações de interação assimétrica em sala de aula e, assim, tecer reflexões em torno desses discursos como tentativa de entendimento dos constituintes funcionais discursivos de alunos/professores. O nosso trabalho de tese se inscreve em uma área da Lingüística que congrega estudos nos quais a função social da linguagem figura como ponto de referência para a interpretação de conjuntos de enunciados lingüísticos submetidos à análise, especialmente no tocante à interação, isto é, produções comunicativas e processos lingüísticos em contextos comunicativos definidos e reais: peças singulares para a disciplina Análise de Discurso.
Abstract: This thesis titled An analysis of creation of meaning in assimetric interactions in classroom: a study of students speech of the PEC RP Program of the course of languages has as an objective to describe initially the process of creation of meaning in the teachers speech (of the Programa Estudante Convênio of a public schools), in assimetric interactions in classromm, and thus, to build reflexions arroud these speeches as an attemp to understand the functional elements of the students/teachers speech. This thesis is linked to the area of linguistics which agglutinates students in which the function of the social language is a reference to the interpretation of linguistics utterances submitted to analysis specially concerning interaction, that is, communicative production and linguistic processes in communicative defined and real contexts which are key elements for the discipline analysis of speech.
Palavras-chave: Discurso
Interação
Representação
Speech
Interactions
Representation
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: CASTRO, Onireves Monteiro de. Uma análise das construções de sentido nas interações assimétricas em sala de aula: estudo dos discursos dos alunos do Programa PEC RP no Curso de Letras do CFP. 2005. 208 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2005.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6168
Data do documento: 9-Mai-2005
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf445,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.