Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Luis de Melo-
dc.date.accessioned2015-05-14T12:39:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-21T00:16:28Z-
dc.date.available2014-06-30-
dc.date.available2018-07-21T00:16:28Z-
dc.date.issued2013-02-01-
dc.identifier.citationDINIZ, Luis de Melo. Representações da infância ultrajada e da criança-herói: uma leitura de Charles Dickens e Jorge Amado. 2013. 205 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6250-
dc.description.abstractThe aim of this thesis is to conduct a comparative study between the works Oliver Twist (1837) of the English novelist Charles Dickens, and Capitães da Areia (1937), a narrative of the Brazilian writer Jorge Amado, in which we highlight the representations of the child - more specifically that one in state of neglecting and poverty in urban middles of Europe and Brazil, as well as its role as hero in the environment of the two novels. Even considering the differences between these two narratives, in relation to the historical and social contexts and to the writing models the first one coming from the English universe in the early nineteenth century, affiliated to the British realist aesthetics, and the second developed in the northeastern of Brazil in the beginning of the twentieth century, which is clearly based on the tendency of the 30 s modernist novel. These two narratives are approached through a common theme: the abandonment and violence against the helpless and abandoned child left to its own destiny. In these two novels child is highlighted as central character, which justify our attempt of approach between the two authors. In this sense we believe we have succeeded in confirming our hypothesis that both narrators while revealing the contradictions of their societies, English Victorian and Brazilian of 30 s, try (through their literary texts) to point aesthetic routes to denounce the existing contradictions in their realities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-14T12:39:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1393278 bytes, checksum: f5810eed2958fe92dc999bb3bf9d5833 (MD5) Previous issue date: 2013-02-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-21T00:16:28Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1393278 bytes, checksum: f5810eed2958fe92dc999bb3bf9d5833 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2140 bytes, checksum: 3249eda1685fdbddb31addb9c759599e (MD5) Previous issue date: 2013-02-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCharles Dickenspor
dc.subjectJorge Amadopor
dc.subjectCriança-heróipor
dc.subjectProcesso socialpor
dc.subjectInfânciapor
dc.subjectCharles Dickenseng
dc.subjectJorge Amadoeng
dc.subjectHero-childeng
dc.subjectSocial processeng
dc.subjectInfancyeng
dc.titleRepresentações da infância ultrajada e da criança-herói: uma leitura de Charles Dickens e Jorge Amadopor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Possebon, Fabrício-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2781959905615456por
dc.contributor.advisor-co1Aquino, Thiago Antonio Avellar de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731262313224248por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8215007481982890por
dc.description.resumoO objetivo desta tese é proceder a um estudo de caráter comparativo entre as obras Oliver Twist (1837), do romancista inglês, Charles Dickens e a narrativa Capitães da Areia (1937), do escritor brasileiro Jorge Amado, no qual destacamos as representações da criança - mais especificamente, daquela em estado de abandono e de pobreza, nos ambientes citadinos da Europa e do Brasil -, e o papel desta como herói, no meio em que vive, nas duas obras. Mesmo considerando as diferenças entre as duas narrativas, no que tange aos contextos histórico-sociais e aos modelos escriturais - a primeira oriunda do universo inglês, no início do século XIX, filiada à estética realística inglesa; a segunda elaborada no nordeste do Brasil no início do século XX, alimentada, claramente pela vertente modernista do romance de Trinta - as duas narrativas se aproximam pela temática comum: a do abandono e da violência contra a criança desamparada e entregue à própria sorte, configurada, nos dois romances, como personagem central, justificando, assim, a nossa tentativa de aproximação entre os dois autores. Nesse sentido, acreditamos ter conseguido confirmar nossa hipótese de que ambos narradores, ao revelarem as contradições das sociedades, inglesa vitoriana e brasileira dos anos 30, buscam, através dos seus textos literários, apontar caminhos estéticas, para denunciar essas contradições existentes nas suas realidades.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/14655/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.