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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6250
Tipo: Tese
Título: Representações da infância ultrajada e da criança-herói: uma leitura de Charles Dickens e Jorge Amado
Autor(es): Diniz, Luis de Melo
Primeiro Orientador: Possebon, Fabrício
Primeiro Coorientador: Aquino, Thiago Antonio Avellar de
Resumo: O objetivo desta tese é proceder a um estudo de caráter comparativo entre as obras Oliver Twist (1837), do romancista inglês, Charles Dickens e a narrativa Capitães da Areia (1937), do escritor brasileiro Jorge Amado, no qual destacamos as representações da criança - mais especificamente, daquela em estado de abandono e de pobreza, nos ambientes citadinos da Europa e do Brasil -, e o papel desta como herói, no meio em que vive, nas duas obras. Mesmo considerando as diferenças entre as duas narrativas, no que tange aos contextos histórico-sociais e aos modelos escriturais - a primeira oriunda do universo inglês, no início do século XIX, filiada à estética realística inglesa; a segunda elaborada no nordeste do Brasil no início do século XX, alimentada, claramente pela vertente modernista do romance de Trinta - as duas narrativas se aproximam pela temática comum: a do abandono e da violência contra a criança desamparada e entregue à própria sorte, configurada, nos dois romances, como personagem central, justificando, assim, a nossa tentativa de aproximação entre os dois autores. Nesse sentido, acreditamos ter conseguido confirmar nossa hipótese de que ambos narradores, ao revelarem as contradições das sociedades, inglesa vitoriana e brasileira dos anos 30, buscam, através dos seus textos literários, apontar caminhos estéticas, para denunciar essas contradições existentes nas suas realidades.
Abstract: The aim of this thesis is to conduct a comparative study between the works Oliver Twist (1837) of the English novelist Charles Dickens, and Capitães da Areia (1937), a narrative of the Brazilian writer Jorge Amado, in which we highlight the representations of the child - more specifically that one in state of neglecting and poverty in urban middles of Europe and Brazil, as well as its role as hero in the environment of the two novels. Even considering the differences between these two narratives, in relation to the historical and social contexts and to the writing models the first one coming from the English universe in the early nineteenth century, affiliated to the British realist aesthetics, and the second developed in the northeastern of Brazil in the beginning of the twentieth century, which is clearly based on the tendency of the 30 s modernist novel. These two narratives are approached through a common theme: the abandonment and violence against the helpless and abandoned child left to its own destiny. In these two novels child is highlighted as central character, which justify our attempt of approach between the two authors. In this sense we believe we have succeeded in confirming our hypothesis that both narrators while revealing the contradictions of their societies, English Victorian and Brazilian of 30 s, try (through their literary texts) to point aesthetic routes to denounce the existing contradictions in their realities.
Palavras-chave: Charles Dickens
Jorge Amado
Criança-herói
Processo social
Infância
Charles Dickens
Jorge Amado
Hero-child
Social process
Infancy
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal da Paraí­ba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: DINIZ, Luis de Melo. Representações da infância ultrajada e da criança-herói: uma leitura de Charles Dickens e Jorge Amado. 2013. 205 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/6250
Data do documento: 1-Fev-2013
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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